Trump retirará EUA da Parceria Transpacífico nesta segunda, diz TV
A primeira ação executiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (23) será retirar o país da Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês), segundo a emissora CNN.
Na prática, a retirada dos EUA do TPP deve inviabilizar o acordo, que busca estabelecer um contraponto ao aumento da influência econômica e política da China.
A parceria estabelece normas comuns sobre questões que vão desde os direitos dos trabalhadores à proteção da propriedade intelectual em 12 nações da região do Pacífico, abrangendo 40% da economia global.
A agenda oficial de Trump nesta segunda-feira prevê a assinatura de ordens executivas às 10h30 (13h30 em Brasília) no Salão Oval. A Casa Branca não informou o conteúdo dos decretos.
A assinatura do TPP foi uma das principais iniciativas de integração comercial do antecessor de Trump, o democrata Barack Obama. O pacto, contudo, não chegou a ser ratificado pelo Congresso dos EUA.
Com os americanos possivelmente abandonando o TPP, a China terá o caminho livre para desenvolver seu próprio acordo de livre comércio e influência na Ásia, a Parceria Regional Econômica Ampla (RCEP), em negociação entre 16 países –nenhum deles nas Américas até o momento.
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros