Dólar cai frente ao real e tem maior recuo semanal em quase seis meses
Por Claudia Violante
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou esta sexta-feira em baixa de quase 1 por cento ante o real, acumulando na semana a maior perda em quase seis meses, influenciado por algum fluxo de ingresso de recursos em novo dia de volume baixo de negociação com a proximidade do Natal.
O dólar recuou 0,89 por cento, a 3,2700 reais na venda, acumulando na semana perdas de 3,56 por cento, a maior queda semanal desde o período encerrado em 1º de julho (-4,35 por cento).
O dólar futuro cedia 0,55 por cento no final desta tarde. Na mínima do dia, a moeda norte-americana foi a 3,2585 reais e, na máxima, a 3,2935 reais.
"Houve fluxo de entrada de recursos e redução da posição comprada de investidores estrangeiros", comentou o sócio-diretor da gestora Jive Asset Management, Leonardo Monoli.
Nesta tarde, o dólar era negociado em queda diante de moedas de alguns países emergentes, como os pesos mexicanos, chileno e o rand sul-africano.
A melhora do clima nessa reta final do ano também contribuía para a trajetória de baixa do dólar ante o real.
"O governo está tentando implementar uma agenda positiva com as medidas dos últimos dias e há perspectiva de recuo da inflação, corte dos juros e economia querendo pegar tração", resumiu o operador da Advanced Corretora, Alessandro Faganello.
Na véspera, o governo do presidente Michel Temer anunciou proposta de minirreforma trabalhista com 12 pontos da Convenção Coletiva de Trabalho (CLT) que poderão passar a ser negociados, incluindo jornada de trabalho, e permitiu que os trabalhadores saquem recursos integrais de contas inativas do FGTS.
O Banco Central não anunciou intervenções no mercado de câmbio nesta sessão. Ele atuou a última vez no dia 13 de dezembro, por meio de leilão de linha --venda de dólares com compromisso de recompra.
0 comentário
Presidente do Fed de Chicago diz que pode ser necessário diminuir ritmo de cortes de juros
À espera de tarifas de Trump, líder chinês faz ofensiva diplomática em cúpulas globais
Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos
Ibovespa cai pressionado por Vale enquanto mercado aguarda pacote fiscal
Agricultores bloqueiam acesso ao porto de Bordeaux para elevar pressão sobre governo francês
Dólar tem leve alta na abertura em meio à escalada de tensões entre Ucrânia e Rússia