Dólar cai ante real com exterior e BC, enquanto espera Yellen
Por Claudia Violante
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em baixa ante o real nesta quinta-feira, pelo segundo dia seguido, acompanhando o movimento da moeda norte-americana ante algumas divisas emergentes e reagindo à atuação do Banco Central no mercado de câmbio.
Os investidores estavam atentos ainda ao depoimento que a chair do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, Janet Yellen, fará nesta tarde, em busca de novos sinais da política monetária após a vitória de Donald Trump à Presidência do país.
Às 10:24, o dólar recuava 0,31 por cento, a 3,4110 reais na venda, após ter recuado 0,56 por cento na véspera. O dólar futuro registrava baixa de cerca de 0,65 por cento.
"O BC entrou pesado ontem e avisou que repetiria o movimento hoje", comentou o operador da Ouro Minas Corretora, Maurício Gaioti. "Mas o mercado está respeitando o nível de 3,40 reais e, quando vai abaixo, atrai compradores", completou.
O BC vendeu nesta manhã todos os 10 mil novos contratos de swap tradicional, equivalente à venda futura de dólares, ofertados. A autoridade ainda fará outro leilão, com 20 mil contratos, para rolagem dos swaps que vencem em 1º de dezembro.
No exterior, o dólar também recuava diante divisas de países emergentes, como rand sul-africano, favorecendo o movimento doméstico.
Entre os dias 9 e 14 deste mês, o dólar saltou quase 9 por cento sobre o real com forte onda de aversão ao risco após a eleição de Trump. Investidores acreditam que a sua política econômica pode ser inflacionária, o que pressionaria o Fed a elevar ainda mais os juros, aumentando a possibilidade de atrair recursos aplicados hoje em outros mercados, como o brasileiro.
Por isso, a fala de Yellen no Congresso norte-americano nesta tarde ganhava mais importância neste pregão. O Fed se reúne em dezembro para definir sua política monetária e as apostas são de que voltará a elevar os juros.
"O mercado reagiu ao swap e ao exterior na abertura mas, dependendo do que falar a Yellen, há uma grande chance de inversão da trajetória (de queda do dólar sobre o real)", comentou o profissional da mesa de câmbio de uma corretora doméstica.
0 comentário

PL da Securitização das dívidas de produtores é aprovado na CRA do Senado, mas mobilizações continuam no RS

Musalem, do Fed, diz que incerteza sobre políticas de Trump tem impacto "significativo" em perspectiva

Ações europeias fecham perto de pico em 9 semanas, com impulso de papéis de serviços públicos e telecomunicações

Diesel S-10 registra menor valor do ano e lidera queda entre os combustíveis na primeira quinzena de maio

Ibovespa recua após máximas com educação entre destaques negativos

Membro do BCE diz que quadro da inflação para a reunião de junho ainda não está claro