Bovespa fecha praticamente estável em sessão com balanços e Fed
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa fechou novamente com seu principal índice praticamente estável nesta quarta-feira, marcada pela repercussão de balanços corporativos e decisão de política monetária nos Estados Unidos, conforme o avanço das ações da Vale foi novamente abafado pelo recuo dos papéis da Petrobras.
O Ibovespa subiu 0,12 por cento, a 56.853 pontos. O volume financeiro do pregão somou 6,96 bilhões de reais.
O Ibovespa zerou momentaneamente os ganhos à tarde com a avaliação do Federal Reserve, banco central norte-americano, de que os riscos de curto prazo à perspectiva econômica dos EUA têm diminuído, abrindo a porta para uma alta de juros neste ano.
No comunicado que acompanhou a decisão de manter os juros inalterados, o Fed disse ainda que os ganhos no emprego foram fortes em junho.
O índice acionário norte-americano S&P 500 fechou em queda de 0,l2 por cento.
A temporada de resultados corporativos também marcou o pregão brasileiro, com a Telefônica Brasil também contribuindo o fechamento positivo do Ibovespa, após o balanço trimestral da operadora de telefonia ter sido bem recebida pelo mercado.
DESTAQUES
- VALE fechou com as preferenciais em alta de 3,36 por cento e as ordinárias com ganho de 2,71 por cento, novamente apoiadas no avanço dos preços do minério de ferro à vista na China. A mineradora divulga seu desempenho trimestral na quinta-feira, antes da abertura do mercado. Entre as siderúrgicas, USIMINAS, que também divulga balanço na quinta-feira, capitaneou os ganhos com alta de 8,88 por cento.
- PETROBRAS encerrou com as preferenciais em baixa de 3,11 por cento, pior desempenho do Ibovespa, e as ordinárias com recuo de 1,02 por cento, na esteira do recuo do petróleo. O presidente da estatal espera receber propostas vinculantes pela unidade de combustíveis BR Distribuidora até o final do ano e concluir a transação no processo de desinvestimento da subsidiária até o primeiro semestre de 2017.
- TELEFÔNICA BRASIL, que divulgou resultado trimestral na noite de terça-feira, subiu 2,48 por cento, conforme o grupo de telecomunicações que opera sob a marca Vivo citou captura de sinergias acima do esperado da aquisição da GVT. O Credit elevou o preço-alvo da ação para 54 reais após o balanço.
- WEG avançou 4,11 por cento, revertendo a fraqueza da abertura, apesar da fabricante de motores elétricos e tintas industriais ter registrado queda no lucro e no Ebitda no segundo trimestre.
- SANTANDER BRASIL perdeu fôlego e fechou em baixa de 0,35 por cento, após desempenho melhor do que o esperado no segundo trimestre e previsão benigna para as margens de crédito e para as receitas com tarifas na segunda metade do ano, mas com analistas olhando os números com cautela. No setor, BRADESCO, que apresenta seus números na quinta-feira antes da abertura do mercado, valorizou-se 0,35 por cento.
- QUALICORP recuou 2,74 por cento, pressionada por relatório do Goldman Sachs cortando a recomendação para a ação da empresa de planos de saúde coletivos para "neutra".
- VIA VAREJO, que não está no Ibovespa, recuou 9,11 por cento, maior queda em um ano, também em meio à repercussão do desempenho trimestral, com aumento do prejuízo e despesas operacionais.
- PRUMO, também de fora do Ibovespa, caiu 16,37 por cento, a 7 reais, maior queda da bolsa nesta sessão, após aprovar aumento do capital por subscrição privada. Na operação, serão emitidas no mínimo 74 milhões e no máximo 110,7 milhões de ações ordinárias, ao preço unitário de 6,69 reais.
- ENERGISA, que também não faz parte do Ibovespa, avançou 5 por cento, a 21 reais, após oferta primária de ações a 18,50 reais por unit. Na terça-feira, três fontes próximas da operação afirmaram que a demanda estava em quase 8 vezes a oferta nesse nível de preço.
0 comentário
Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal