Dólar tem leves variações ante real em dia misto no exterior
Por Bruno Federowski
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar alternava entre leves altas e baixas frente ao real nesta quarta-feira, em um dia também de movimentos mistos nos mercados externos após a pressão vista na véspera e com investidores aguardando pistas sobre os próximos passos da política econômica no Brasil.
Às 10:57, o dólar avançava 0,08 por cento, a 3,2616 reais na venda, após fechar em alta de 0,22 por cento na sessão anterior. A moeda norte-americana chegou a 3,2640 reais na máxima e a 3,2443 reais na mínima do dia. O dólar futuro avançava cerca de 0,3 por cento nesta manhã.
"O mercado está mais quieto e a agenda está mais vazia. É melhor sentar e esperar", disse o operador da corretora B&T Marcos Trabbold.
No cenário local, o marasmo de notícias no front político por conta do recesso parlamentar branco mantinha o foco sobre qual serão as medidas adotadas pelo presidente interino Michel Temer para conter os gastos públicos e estimular a economia brasileira.
"O foco agora está nas medidas que o governo pode anunciar daqui para frente. Cada vez mais é necessário que a confiança que o mercado deu para o governo seja sancionada por medidas concretas", disse o operador de uma corretora internacional, referindo-se ao otimismo que o mercado vem demonstrando com o governo.
Outro foco nesta quarta-feira é a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, a primeira sob o comando de Ilan Goldfajn. Operadores esperam que a Selic seja mantida em 14,25 por cento, mas buscarão no comunicado --que virá sob novo formato-- indicações sobre quando a taxa básica de juros começará a cair.
O BC mais uma vez vendeu nesta manhã 10 mil swaps reversos, que equivalem a compra futura de dólares, repetindo a operação que realizou em todos os pregões neste mês exceto um.
No exterior, após uma sessão de pressão na véspera, investidores mostravam alguma tranquilidade nesta manhã. Ainda assim, o dólar avançava frente às principais moedas emergentes em meio a expectativas de altas de juros nos Estados Unidos neste ano.
0 comentário

Risco fiscal nos Estados Unidos faz dólar ceder ante o real

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros após renovar máxima histórica

Wall Street despenca com preocupações crescentes sobre dívida dos EUA

Brasil tem fluxo cambial negativo de US$2,226 bi em maio até dia 16, diz BC

Mercado de celulose dá sinais de ver ponto de equilíbrio na guerra comercial, diz Suzano

UE visa remover barreiras aos negócios para aumentar competitividade em meio às tarifas dos EUA