Na Folha: Eleição para presidente da Câmara tem 14 candidatos; eleição acontece às 19h

Publicado em 13/07/2016 15:44

A eleição para o mandato tampão na Câmara, queocorre nesta quarta-feira (13), superou as expectativas e encerrou a manhã do dia do pleito com 14 inscritos. Em um dia de mais negociações e conversas, os concorrentes têm até as 15h para voltar atrás e retirar seus nomes.

Às 12h, quando o prazo para inscrição havia se encerrado, eram 17 os candidatos. Porém, Beto Mansur (PRB-SP), Maria do Rosário (PT-RS) e Fausto Pinato (PP-SP) desistiram do pleito, reduzindo o número para 14.

No PT a tendência, conforme anunciou no meio da manhã desta quarta-feira (13) o líder Afonso Florence (BA), é apoiar o candidato do PMDB, do ex-ministro da Saúde Marcelo Castro.

Segundo ele, caso o apoio se concretize, o PT deve garantir cerca de 48 dos 58 votos de seus deputados para o peemedebista.

A tendência do PC do B também era seguir os rumos do PT e apoiar o ex-ministro. Contudo, em reunião da bancada nesta manhã, Orlando Silva (SP) decidiu registrar candidatura para minimizar o racha que havia –parte aceitava ir com Castro, outra preferia outros nomes.

Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo

Agência Câmara: Eleição para presidente da Câmara é adiada para 19 horas

Por meio de nota divulgada pela Secretaria-Geral da Mesa, o presidente da Câmara em exercício, Waldir Maranhão (PP-MA), transferiu a sessão para eleição do novo presidente da Casa das 16 para as 19 horas.

Com isso, o novo prazo para retirada de candidaturas à Presidência da Câmara é 18 horas – ou seja, uma hora antes do início da sessão, remarcada para 19 horas.

Até o momento, quatro deputados retiraram a candidatura: Heráclito Fortes (PSB-PI), Maria do Rosário (PT-RS), Beto Mansur (PRB-SP) e Fausto Pinato (PP-SP). Permanecem na disputa 14 deputados. 

Protestos
Deputados protestam em Plenário contra a decisão de adiamento da sessão. Para o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO), a decisão foi contrária ao Regimento Interno. Ele exigiu o início da sessão às 16 horas.

Após pedir esclarecimentos à Secretaria-Geral, o deputado Carlos Manato (SD-ES), no comando dos trabalhos da sessão ordinária, encerrou a sessão de debates e convocou a sessão para as 19 horas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo + Ag. Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário