Moeda chinesa cai ao menor valor em 5 anos e meio após o 'Brexit'
A moeda chinesa yuan caiu ao menor valor frente ao dólar desde dezembro de 2010 nesta segunda-feira (27), puxada por um cenário de incerteza global nos mercados após o Reino Unido decidir em referendo deixar a União Europeia (UE).
O dólar subiu cerca de 1% nos mercados asiáticos e a libra esterlina, moeda do Reino Unido, permanece sob forte pressão, no menor patamar dos últimos 31 anos.
O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, afirmou que a decisão dos britânicos acrescenta "uma nova incerteza" à situação da economia global. "O impacto do 'Brexit' já foi sentido", afirmou Li durante discurso em um fórum realizado na cidade chinesa de Tianjin.
O primeiro-ministro chinês disse, no entanto, que a segunda maior economia do mundo vai continuar mantendo uma "relação estável" tanto com a UE quanto com o Reino Unido, ambos "parceiros importantes" para o país.
Foi a primeira manifestação do governo chinês sobre o referendo realizado na quinta-feira (23) no Reino Unido, no qual a campanha pela saída do bloco europeu ganhou com 51,9% dos votos - contra 48,1% dos partidários à permanência no bloco europeu.
Leia a notícia na íntegra no site G1.
0 comentário
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado