China diz que 80% dos poços testados no país têm água poluída demais para uso e consumo

Publicado em 18/04/2016 11:05

Apesar de os chineses terem se acostumado aos céus esfumaçados como medida dos males ambientais, as estatísticas que receberam muita atenção nesta semana apontam para uma terrível poluição sob os pés dos cidadãos, nas águas subterrâneas amplamente usadas por produtores rurais, fábricas e lares.

Mais de 80% dos 2.103 poços de águas subterrâneas testados por toda a planície altamente povoada da China estavam tão seriamente contaminados por escoamento industrial e agrícola que sua água era inadequada para beber e para uso doméstico, segundo números citados em um recente levantamento pelo Ministério dos Recursos de Água.

"Pelo meu ponto de vista, isso mostra o quanto a água é o maior problema ambiental na China", disse Dabo Guan, professor da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, que está estudando a poluição e escassez de água na China.

"As pessoas nas cidades, elas veem a poluição do ar todo dia, de modo que isso provoca uma pressão popular imensa. Mas nas cidades, as pessoas não veem quão ruim é a poluição da água", disse Guan. "Elas não têm o mesmo senso."

As estatísticas mais recentes estão longe de ser as primeiras sobre os danos causados aos reservatórios subterrâneos de água e bacias pelo escoamento agrícola e industrial. Mas os números, apresentados recentemente, mas que receberam extensa cobertura pela mídia de notícias local na segunda-feira, atingiram um nervo entre os cidadãos chineses, que estão cada vez mais sensíveis a respeito das ameaças à saúde causadas pela poluição.

"A China possui alguma água subterrânea limpa?" perguntou um comentário online no "National Business Daily", que já tinha divulgado amplamente os dados. "A verdade publicada recentemente é alarmante."

Mas o quanto do alarme era justificado não ficou claro.

Leia a notícia na íntegra no site do UOL com informações do The New York Times

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
UOL e The New York Times

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário