Ações chinesas sobem, mas têm maior perda mensal desde crise global
XANGAI/TÓQUIO/SYDNEY (Reuters) - As ações chinesas subiram mais de 3 por cento nesta sexta-feira, mas ainda assim registraram seu pior mês desde a crise financeira global, enquanto as ações do restante do continente também avançaram na sessão após o banco central japonês surpreender os mercados ao adotar uma taxa de juros negativa, na sua medida mais ousada para reinflar a economia.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 3,2 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta de 3,1 por cento.
Os dois índices tiveram mais de 20 por cento de desvalorização em janeiro, a maior perda mensal de ambos desde a crise financeira global de 2008-009.
Às 7:30 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,84 por cento, com ganho de 2,7 por cento na semana.
O banco central do Japão disse que vai cobrar juros de 0,1 por cento pelo excesso de reservas que as instituições financeiras tiverem no BC, uma política monetária agressiva da qual o Banco Central Europeu foi pioneiro. [nnL2N15D0CH]
"O Banco do Japão cortará a taxa de juros mais em território negativo se julgar necessário", disse o banco em comunicado anunciando a decisão.
O movimento surpreendeu os investidores, dos quais a maioria acreditava que as autoridades estavam muito cautelosas para adotar uma medida tão radical.
O índice acionário japonês Nikkei inverteu sua trajetória após o anúncio e terminou com alta de 2,8 por cento, para marcar ganho de 3,3 por cento na semana.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 2,80 por cento, a 17.518 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 2,54 por cento, a 19.683 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 3,09 por cento, a 2.737 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 3,24 por cento, a 2.946 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,27 por cento, a 1.912 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 2,22 por cento, a 8.080 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 2,60 por cento, a 2.629 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,59 por cento, a 5.005 pontos.
(Reportagem por Lisa Twaronite e Wayne Cole)
1 comentário
Taxas futuras avançam em dia de realização de lucros no Brasil
Reforma tributária não tem efeito imediato, mas é maior legado do governo na economia, diz Haddad
Por que Lira quer assumir o Ministério da Agricultura? E por que Lula está disposto a cedê-lo?
Brasil produz 1,8% mais aço bruto em dezembro sobre um ano antes
Empresas de luxo e fabricantes de chips impulsionam índice europeu STOXX 600 a pico de cinco semanas
Wall St tem leve baixa após fortes ganhos na véspera
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
"Criar dinheiro do nada". Essa expressão foi uma das que ficou marcada em minha memória quando comecei a ler os escritos liberais sobre economia. Basicamente é a idéia de que basta botar a máquina de fazer dinheiro para funcionar, que todos enriquecerão automaticamente. Quer aumentar o valor do PIB? Fabrica dinheiro! Essa é a resposta clássica Keynesiana, "injetar dinheiro na economia". Uma das formas é o juro negativo, onde o tomador do empréstimo, ao longo do tempo, paga um valor menor do que tomou emprestado! Você pega 1000 e paga 900 depois de um periodo de tempo, que pode ser longo ou curto. Essa é a falácia "magica" de todos esses governos podres de esquerda.