STJ decide se MST deve indenizar donos de terras que foram ocupadas

Publicado em 20/01/2016 06:10

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidirá no próximo mês se o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) deve indenizar fazendeiros que tiveram terras ocupadas de forma depois considerada ilegal pela Justiça.

BIBLIOTECA 

São várias as ações pedindo que o MST pague indenizações depois que o movimento deixa as fazendas por ordem judicial. "Historicamente, sempre foi assim", diz Gilmar Mauro, líder do movimento em SP, relatando que processos já foram movidos em outros tribunais do país. A diferença é que agora o STJ estabelecerá regra que será referência para todos os magistrados brasileiros.

CASCA

Gilmar Mauro afirma que não há como cobrar nada do MST, que é apenas uma sigla, sem patrimônio ou conta bancária. "Nós é que deveríamos entrar na Justiça para que o Estado brasileiro cumpra a Constituição, que diz, entre outras coisas, que a terra não pode ser improdutiva. A ocupação é apenas uma forma de pressão", afirma.

CAMINHADA

E movimentos sociais como o MST e também o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem­Teto) discutem a realização de uma marcha a Brasília, em março, para protestar contra o governo de Dilma Rousseff.

PIOR QUE TÁ

Guilherme Boulos, líder do MTST e colunista da Folha, diz que a decisão do Banco Central, hoje, sobre os juros, definirá a contundência das críticas ao governo de amanhã em diante. "Os movimentos já estão muito insatisfeitos e o enfrentamento deve aumentar", afirma. 

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário