China não está em crise, diz economista; mercado não entendeu ou está se aproveitando disso
O O mercado teve um dia visivelmente histérico nesta quintafeira (7) depois de uma desvalorização do yuan ao seu menor patamar desde 2001 e uma queda de 7% da bolsa de Xangai, fazendo o segundo "circuit breaker" daquele mercado na semana. Como é de praxe nestas situações, analistas já tomaram os microfones para anunciar a crise da China e um risco sistêmico no mercado. No entanto, o economista do Insper e autor do livro "Economia Chinesa", Roberto Dumas Damas, avisa que não é bem assim.
Segundo ele, o momento atual não é o de crise alguma, ocorre apenas uma mudança no modelo da economia chinesa. "Não é um descontrole, é uma política pública deliberada de fazer o investimento crescer menos que o consumo", explica.
Depois de crescer 10% ao ano por décadas baseando todo o avanço em exportações, impulsionadas pelo investimento do governo em infraestrutura e industrialização e usando mão-de-obra barata, a hora é de tomar de volta este esforço da população e trazer um crescimento de maior qualidade para os cidadãos do país.
Leia a notícia na íntegra no site do Infomoney.
0 comentário
Dólar oscila pouco com mercado à espera de dados dos EUA e posse de Trump
Atividade econômica supera expectativa e cresce em novembro, mostra BC
Taxa de desemprego global deve permanecer próxima da mínima histórica de 5%, diz OIT
Rio Tinto tem queda nos embarques de minério de ferro, mas vê resiliência da economia global
Minério de ferro avança com embarques menores e dólar mais fraco
BC do Japão deve elevar juros até março; maioria dos analistas prevê alta em janeiro