Balança comercial brasileira fecha 2015 com superávit de US$19,7 bi
BRASÍLIA (Reuters) - A balança comercial brasileira voltou a registrar superávit em 2015, auxiliada pela valorização de quase 50 por cento do dólar sobre o real e pela forte queda nas importações, afetada pela economia em recessão.
No ano passado, o saldo comercial foi positivo em 19,681 bilhões de dólares, após fechar 2014 com saldo negativo de 4 bilhões de dólares, o primeiro déficit desde 2000, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior nesta segunda-feira.
As vendas externas somaram 191,134 bilhões de dólares no ano passado, queda de 14,1 por cento em relação a 2014 pela média diária. Já a importações recuaram 24,3 por cento, a 171,453 bilhões de dólares.
Em dezembro, o ministro Armando Monteiro afirmou que o saldo comercial de 2015 superaria os 17 bilhões de dólares, subindo para algo entre 30 bilhões e 35 bilhões de dólares em 2016.
No ano passado, o dólar acumulou valorização de 48,5 por cento sobre o real, a maior alta em 13 anos, em meio às turbulências políticas e retração econômica.
O ministério informou ainda que, só em dezembro, o saldo comercial ficou positivo em 6,24 bilhões de dólares, acima do esperado em pesquisa Reuters, que mostrava superávit de 5,6 bilhões de dólares.
(Por César Raizer)
0 comentário
Lula diz que pretende assinar acordo Mercosul-UE ainda este ano, mesmo sem apoio da França
Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores
Comissão de Educação do Senado debaterá 'viés político e ideológico' contra agronegócio em livros didáticos
Senadores reagem a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo
Rússia diz que corte de apoio militar à Ucrânia por Trump seria “sentença de morte” para militares ucranianos
Petróleo fica estável após aumento surpreendente nos estoques de gasolina dos EUA