Ações asiáticas sobem com estabilização dos preços do petróleo
Por Lisa Twaronite e Shinichi Saoshiro
TÓQUIO (Reuters) - Os mercados asiáticos encerraram as operações desta terça-feira em território positivo, revertendo perdas de mais cedo com a alta das ações chinesas um dia depois de terem a maior queda em um mês e com os preços do petróleo recuperando parte do terreno perdido.
Às 7h44 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,13 por cento. Mas o índice continuava a caminho de ter desvalorização de cerca de 12 por cento em 2015, ano em que chegou a registrar a máxima de mais de sete anos em abril.
"Os mercados asiáticos têm passado por alto a oscilação do preço do petróleo e os dados de ontem da China para tentar seguir em frente", disse o analista de mercado do IG Angus Nicholson.
O índice de blue-chip da China CSI300 subiu 0,92 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,85 por cento, depois do banco central do país prometer crescimento razoável do crédito e manter o iuan estável.
Ambos os índices chineses caíram mais de 2 por cento na sessão anterior com dados fracos do lucro da indústria e com a aproximação de uma reforma sobre como as companhias serão listadas.
Os futuros do petróleo se estabilizaram após tanto o Brent quanto os futuros nos EUA caírem mais de 3 por cento na segunda-feira.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,58 por cento, a 18.982 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,36 por cento, a 21.999 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,85 por cento, a 3.563 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,92 por cento, a 3.761 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,11 por cento, a 1.966 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,77 por cento, a 8.293 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,45 por cento, a 2.888 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 1,15 por cento, a 5.267 pontos.
(Reportagem adicional de A. Ananthalakshmi em Cingapura)
Ações chinesas sobem após BC prometer política monetária "flexível"
XANGAI (Reuters) - As ações chinesas se estabilizaram e subiram nesta terça-feira após caírem mais de 2 por cento na sessão anterior, uma vez que o banco central prometeu manter o crescimento razoável do crédito e manter o iuan estável.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,92 por cento, para 3.761 pontos. O índice de Xangai avançou 0,85 por cento, para 3.563 pontos.
Mas o volume de negócios em Xangai encolheu para uma mínima de três meses, refletindo a diminuição da atividade no fim do ano.
Os investidores encontraram conforto o comunicado do banco central da China dizendo que vai usar " de forma flexível" várias ferramentas de políticas para manter a liquidez apropriada.
(Reportagem de Samuel Shen e Nathaniel Taplin)
0 comentário
Lula diz que pretende assinar acordo Mercosul-UE ainda este ano, mesmo sem apoio da França
Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores
Comissão de Educação do Senado debaterá 'viés político e ideológico' contra agronegócio em livros didáticos
Senadores reagem a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo
Rússia diz que corte de apoio militar à Ucrânia por Trump seria “sentença de morte” para militares ucranianos
Petróleo fica estável após aumento surpreendente nos estoques de gasolina dos EUA