Preço spot da energia cai mais de 60% para próxima semana com redução do consumo

Publicado em 23/12/2015 16:32

SÃO PAULO (Reuters) - O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), utilizado no mercado de curto prazo de eletricidade, teve queda de 64 por cento para a próxima semana e ficou em 52,33 reais por megawatt-hora para a carga média no Sudeste/Centro-Oeste, ante 145,44 reais na semana anterior, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A acentuada redução deve-se principalmente à forte queda no consumo causada pela recessão econômica e pelo aumento das tarifas em 2015, de acordo com comercializadores de energia ouvidos pela Reuters.

"O principal fator é a redução de carga, realmente. Os dois principais submercados em consumo, Sudeste e Sul, tiveram uma redução grande. Isso força o preço a cair, mesmo", afirmou à Reuters o diretor de comercialização da Iguaçu Energia, Laudenir Pegorini.

Para o sócio-diretor da Compass Energia, Paulo Mayon, o início de 2016 com um preço de curto prazo muito menor é reflexo de uma "desaceleração brutal da economia", que indica um excedente de oferta no mercado.

Ele também citou uma ajuda das boas projeções de chuvas e da melhora no nível de armazenamento das hidrelétricas do Brasil neste início de verão.

"Os reservatórios estão melhores que no passado, e as previsões (de chuva) também estão mais otimistas que em dezembro passado. É uma estrutura climática mais favorável... tudo isso ajuda, mas o grande aspecto é o consumo", disse.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projetou nesta quarta-feira que a carga de energia deverá cair 3,9 por cento em janeiro na comparação com 2015. O recuo deverá ser de 6,1 por cento no Sudeste e 6,4 por cento no Sul.

Já as chuvas deverão ficar em 84 por cento da média histórica em janeiro, com precipitações dentro da média histórica na próxima semana.

(Por Luciano Costa)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário