TCU pode inocentar Dilma de responsabilidade por pedaladas fiscais
O TCU (Tribunal de Contas da União) pode inocentar a presidente Dilma Rousseff de responsabilidade direta pelas pedaladas fiscais.
ASSINATURA
De acordo com integrantes do TCU familiarizados com as investigações, o órgão pode estabelecer punições para o exministro da Fazenda Guido Mantega e para o exsecretário do Tesouro Arno Augustin. Eles teriam tomado as decisões sobre cada uma das pedaladas. As punições variam de multa a proibição de exercer cargos públicos.
DE LONGE
Traduzindo para linguagem familiar, os mesmos integrantes comparam a situação de Dilma à da dona de casa que dá dinheiro para que sua empregada faça compras e pague outras contas. Ela não seria obrigada a saber de cada detalhe da administração dos recursos, sob responsabilidade direta da funcionária.
OUTRA COISA
"É preciso diferenciar: o tribunal rejeitou as contas do governo da presidente Dilma, mas não estabeleceu ainda a responsabilidade direta pelas manobras fiscais", afirma funcionário do TCU.
MARTELO
A defesa de Marcelo Odebrecht insistirá hoje na tese de que a liberdade do executivo não coloca em risco a instrução do processo, argumento do juiz Sergio Moro para mantêlo preso. Documentos já foram apreendidos e delatores já finalizaram depoimentos, diz o advogado Nabor Bulhões. O caso será retomado hoje no STJ (Superior Tribunal de Justiça).
MARTELO 2
Bulhões diz estar "preocupado", especialmente com o que chama de "intensa publicidade opressiva que precede o julgamento". Ele cita blogs que "chegam a estimular agressões e violências contra os julgadores caso não se pronunciem no sentido desejado". Bulhões diz que confia "na imparcialidade dos magistrados".
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
0 comentário
Real, juros futuros e Ibovespa despencam após notícia sobre possível isenção de IR
Dólar volta a disparar e testa os R$ 5,90 nesta tarde de 4ª feira
Haddad fará pronunciamento em rede nacional às 20h30 desta 4ª em meio à expectativa por cortes de gastos
Indicados para gabinete de Trump são alvos de ameaças de bomba, diz porta-voz
Rússia diz que seria "loucura" Ocidente fornecer armas nucleares à Ucrânia
Ibovespa recua com LWSA entre maiores quedas e mercado à espera de pacote fiscal