BC dos EUA dá novo sinal de que taxa de juros subirá daqui a 2 semanas

Publicado em 03/12/2015 07:20

Em discurso sobre a "recuperação significativa" da economia dos EUA, a presidente do Federal Reserve (banco central americano) reforçou a expectativa de aumento dos juros no país em dezembro.

Além de citar dados positivos do mercado de trabalho e demonstrar confiança na elevação da inflação, Janet Yellen alertou para os riscos de adiar mais uma vez a decisão na última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do ano, daqui a duas semanas.

"A economia percorreu um longo caminho em direção aos objetivos do Fomc de pleno emprego e estabilidade de preços", discursou, no Clube Econômico de Washington, nesta quarta-feira (2).

Se o Fed mantiver a taxa em seu patamar atual, próxima de zero, por um longo período, disse Yellen, "provavelmente acabaríamos sendo forçados a apertar a política monetária abruptamente. Isso poderia perturbar mercados financeiros e até levar a economia, inadvertidamente, à recessão".

Ela se refere à hipótese de o Fed esperar a economia americana se aquecer demais, tornando necessária uma elevação da taxa em ritmo maior mais adiante.

Dada como provável por diversos analistas, o aumento esperada dos juros em dezembro não deverá ser superior a 0,25 ponto percentual. 

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário