Ações chinesas têm forte alta com investidores optando por blue chips
XANGAI (Reuters) - Os índices acionários chineses tiveram a maior alta percentual diária em um mês nesta quarta-feira, com os investidores deixando as ações de empresas com menor valor de mercado para as blue chips, com as ações do setor imobiliário subindo pelo segundo dia com especulações de mais estímulos do governo.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 3,63 por cento, para 3.721 pontos. O índice de Xangai teve alta de 2,33 por cento, para 3.536 pontos.
Ambos os índices tiveram seu melhor desempenho em uma único dia desde 4 de novembro.
Os investimentos fluíram das ações de empresas com menor valor, mais especulativas, para as blue chips, relativamente baratas, com uma queda de 2,2 por cento no índice de startups ChiNext, e uma alta simultânea nos índices de bancos e de companhias imobiliárias.
(Reportagem de Samuel Shen e Pete Sweeney)
Mercados asiáticos mostram cautela com dados fracos dos EUA
Por Shinichi Saoshiro
TÓQUIO (Reuters) - Os mercados acionários asiáticos mostraram cautela nesta quarta-feira após dados fracos da indústria norte-americana levantarem questões sobre qual será o nível da agressividade do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, quando começar a elevar a taxa de juros.
Às 7h36 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 0,02 por cento.
O setor industrial dos EUA contraiu no mês passado ao nível mais fraco desde junho de 2009, de acordo com os dados do Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) divulgados na terça-feira, embora os gastos com construção tenham subido em outubro ao maior nível desde dezembro de 2007.
"Os dados fracos do ISM provavelmente não vão afetar qualquer plano sobre alta dos juros já que a demanda doméstica está firme e os salários mostram sinais inflacionários", escreveu o estrategista de taxas sênior do SMBC Nikko Securities, Makoto Noji.
"Mas pode também impedir que o Fed elevar os juros ativamente (mais tarde) já que mostrou que o aperto monetário pode afetar negativamente a economia dos EUA através do dólar mais forte, moedas emergentes mais fracas e preços menores de commodities", completou.
O índice Nikkei do Japão recuou 0,37 por cento devido ao fortalecimento do iene. O índice Kospi da Coreia do Sul caiu 0,72 por cento.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,37 por cento, a 19.938 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,44 por cento, a 22.479 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 2,33 por cento, a 3.536 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 3,63 por cento, a 3.721 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,72 por cento, a 2.009 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,07 por cento, a 8.457 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,47 por cento, a 2.883 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,15 por cento, a 5.258 pontos.
(Reportagem adicional de Cecile Lefort e Rebecca Howard em Sydney)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta de quase 3% com ânimo em Wall Street
Autoridade do Fed vê progresso na inflação e mostra otimismo quanto a pouso suave
Dólar tem novo dia de queda e se reaproxima de R$6,00 após dados de inflação dos EUA
Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo em Gaza; trégua começará domingo
Governo fechou 2024 próximo ao centro da meta fiscal, diz Ceron
Déficit primário cai 88,7% em novembro, para R$ 4,515 bilhões