Cunha pede a Cardozo investigação de ameaças a relator de processo no Conselho de Ética
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), enviou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitação para que se instaure inquérito policial para apurar denúncias de que o deputado Fausto Pinato (PRB-SP), relator do processo contra Cunha no Conselho de Ética, esteja sofrendo ameaças.
“Solicito, ainda, que o deputado e seus familiares sejam colocados sob proteção policial”, diz o ofício, assinado por Cunha e distribuído à imprensa na Câmara dos Deputados.
Pinato anunciou no início da semana que seu parecer seria favorável ao prosseguimento do processo que pede a cassação do mandato de Cunha por quebra de decoro parlamentar.
O relatório seria examinado nesta quinta-feira no Conselho de Ética da Câmara, mas a sessão acabou sendo cancelada e anulada depois que aliados de Cunha sustentaram à Mesa Diretora que o quórum para a abertura da reunião foi obtido depois do prazo previsto no regimento.
O cancelamento da sessão posteriormente acabou sendo suspenso pelo próprio Cunha. Antes disso, porém, o clima esquentou na Câmara quando um grupo composto por dezenas de deputados insatisfeitos com a decisão da mesa deixou o plenário da Câmara e foi até o Conselho de Ética, onde os parlamentares fizeram uma espécie de reunião informal em desagravo ao colegiado.
Durante a reunião, representantes de diversos partidos, como PSDB, PT e DEM, demonstraram apoio ao relator.
“Conseguimos a mobilização da maioria, motivada pela afronta ao Conselho de Ética”, disse o deputado Júlio Delgado (PSB-MG).
Cunha é acusado de quebra de decoro parlamentar por supostamente ter mentido em depoimento à CPI da Petrobras ao afirmar não ter contas no exterior. Documentos dos Ministérios Públicos do Brasil e da Suíça apontam a existência de contas bancárias de Cunha e familiares no país europeu.
(Reportagem de Leonardo Goy)
0 comentário
Dólar recua após dados de inflação dos EUA apontarem afrouxamento maior pelo Fed
Preços ao consumidor dos EUA sobem um pouco mais do que o esperado em dezembro
Negociadores retomam conversas sobre detalhes finais do acordo de cessar-fogo em Gaza
Dólar oscila pouco com mercados à espera de dados de inflação dos EUA
Importadores dos EUA correm para comprar produtos da China enquanto ameaça de tarifas de Trump se aproxima
Volume de serviços no Brasil recua mais do que o esperado em novembro