Ações asiáticas sobem após Fed reforçar expectativas de alta de juros nos EUA em dezembro
Por Wayne Cole
SYDNEY (Reuters) - As ações asiáticas subiram nesta quinta-feira diante das expectativas de que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, estará confiante o suficiente com a economia do país para elevar a taxa de juros em dezembro, agindo em seguida com cautela.
Às 7h52 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão avançava 2,03 por cento, enquanto o principal índice da Austrália subiu 2,13 por cento, na terceira sessão consecutiva de ganhos.
Já o índice Nikkei do Japão subiu 1,07 por cento, ignorando o relatório decepcionante de exportações e importações.
O banco central do Japão não surpreendeu ninguém em sua reunião de política monetária ao manter o ritmo atual de compras de ativos, ainda que muitos suspeitem que terá que afrouxar novamente a política em algum momento para forçar a inflação para cima.
Na quarta-feira, a ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed mostrou que um número sólido de autoridades defendeu possível alta de juros em dezembro na última reunião, mas também debateram evidências de que o potencial de longo prazo da economia norte-americana pode ter se movido permanentemente para baixo.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,07 por cento, a 19.859 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,41 por cento, a 22.500 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,38 por cento, a 3.617 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,60 por cento, a 3.774 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,33 por cento, a 1.988 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,64 por cento, a 8.477 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,17 por cento, a 2.919 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 2,13 por cento, a 5.242 pontos.
Índices chineses sobem com empresas de menor valor; mas ações imobiliárias recuam
XANGAI (Reuters) - As ações chinesas terminaram em alta nesta quinta-feira, com uma forte recuperação das empresas de menor valor de mercado compensando a baixa das ações do setor imobiliário e a cautela dos investidores antes de uma enxurrada de novas listagens em bolsa.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1,6 por cento, para 3.774 pontos. O índice de Xangai subiu 1,38 por cento, para 3.617 pontos.
O gestor de fundos do Ivy Assets Wayne Shen disse que no curto prazo o mercado está sob pressão devido às próximas ofertas iniciais públicas de ações mas, olhando à frente, o mercado não tem falta de dinheiro.
Quase todos os setores subiram, com as ações de tecnologia liderando os ganhos, mas as ações do setor imobiliário sofreram correção com realização de lucros. O índice imobiliário do CSI 300 recuou 0,2 por cento, na sequência da alta de 3,5 por cento de quarta-feira.
(Por Samuel Shen e Pete Sweeney)
0 comentário
Dólar tem leve alta na abertura com cautela antes de pacote fiscal e dados dos EUA
Minério de ferro avança com produção de aço mais forte superando dados fracos da China
Cessar-fogo entre Israel e Hezbollah entra em vigor; civis começam a voltar ao sul do Líbano
Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara