Consumo de máquinas e equipamentos no Brasil cai 19% em setembro
SÃO PAULO (Reuters) - A demanda por máquinas e equipamentos no Brasil teve nova queda forte em setembro, aprofundando a crise de um dos setores que mais sofre com a recessão do país, informou nesta quarta-feira a Abimaq.
No mês passado, o consumo brasileiro de máquinas e equipamentos somou 9,784 bilhões de reais, queda de 10,6 por cento ante agosto e de 19,4 por cento sobre setembro de 2014.
A queda se deu mesmo com a forte desvalorização do real frente ao dólar neste ano, o que infla o valor de equipamentos importados.
A receita total das fabricantes nacionais de máquinas e equipamentos somou 6,663 bilhões de reais em setembro, alta de 2,1 por cento sobre agosto, mas recuo de 16,9 por cento sobre setembro do ano passado.
Segundo a Abimaq, no acumulado do ano, a queda na receita foi de 9 por cento. Não fosse o efeito positivo do dólar alto sobre as exportações, a queda teria alcançado 16,4 por cento.
"A tendência observada nos últimos meses no mercado interno, combinada com exportações muito aquém do esperado, indicam para 2015 a terceira queda anual consecutiva da receita", diz trecho do comunicado da Abimaq.
O uso da capacidade instalada no setor caiu mais de 10 pontos percentuais, passando de 76,3 por cento para 66,2 por cento de setembro de 2014 para o mês passado.
O setor fechou setembro com 322 mil empregados, ante 359 mil um ano antes.
(Por Aluísio Alves)
0 comentário
BCE deve ser prudente com cortes nos juros devido à incerteza alta, dizem autoridades
Ministério da Economia da Alemanha alerta que incerteza em 2025 pesará sobre recuperação econômica
Minério de ferro sobe com dados sólidos da China, mas temor sobre tarifas limita ganhos
Presidente do BC do Japão sinaliza chance de aumento dos juros na próxima semana
Queda na inflação do Reino Unido dá alívio a ministra após liquidação no mercado
Economia da Alemanha registra contração de 0,2% em 2024