Ações asiáticas atingem mínima em 3 anos e meio com ansiedade sobre China
Por Lisa Twaronite
TÓQUIO (Reuters) - As ações asiáticas recuaram nesta terça-feira e chegaram a atingir a mínima em três anos e meio, pressionadas por fortes perdas em Wall Street após dados fracos da China reaquecerem as preocupações sobre sua economia frágil.
Às 7h52 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 1,82 por cento, depois de ter chegado a cair 2,3 por cento e tocado o nível mais baixo desde junho de 2012.
As commodities sofreram após os temores de uma demanda mais fraca empurrá-las para mínimas em vários anos. Somando-se ao cenário, as ações listadas em Hong Kong da Glencore despencaram cerca de 28 por cento nesta terça-feira, após os papéis listados em Londres despencarem por preocupações sobre sua dívida, na sessão anterior.
"Os investidores estão preocupados com uma desaceleração forte na China... mas o maior risco é uma recessão global, e não apenas um problema chinês", disse o diretor da UOB Kay Hian, Steven Leung.
O lucro das indústrias da China caiu ao ritmo mais rápido em quatro anos, mostraram dados oficias na segunda-feira, provocando novos temores sobre a força da economia do país antes da leitura final do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Markit na quinta-feira.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 4,05 por cento, a 16.930 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 2,97 por cento, a 20.556 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 2,06 por cento, a 3.036 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,97 por cento, a 3.178 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI não teve operações.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX não operou.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,14 por cento, a 2.787 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 3,81 por cento, a 4.918 pontos.
Índices chineses caem 2%, pressionados por ações de commodities
Bolsas asiáticas têm forte queda, pressionadas por temores sobre a China
XANGAI (Reuters) - As ações chinesas caíram 2 por cento nesta terça-feira, pressionadas pelos papéis relacionados a energia e commodities com os investidores da China se juntando à venda generalizada global de ações provocada pelos temores de uma forte desaceleração na economia mundial.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 1,97 por cento, para 3.178 pontos. O índice de Xangai caiu 2,06 por cento, para 3.036 pontos.
Mas o volume de operações continuou baixo-- a quantidade diária de negociações em Xangai foi de apenas um quinto do total que era negociado no pico de junho-- refletindo um humor geral de evitar riscos antes dos sete dias de feriado nacional que começam na quinta-feira.
As pesquisas oficiais sobre a atividade dos setores industrial e de serviços também serão divulgados na quinta-feira.
"Existem crescentes preocupações com a saúde da economia global --crescimento na Europa e na Ásia estão fracos", disse Zhou Lin, analista do Huatai Securities, acrescentando que um potencial aumento de juros pelo banco central dos Estados Unidos neste ano pode afetar os mercados emergentes ao levar o capital de volta aos EUA.
(Por Redação Xangai)
0 comentário
Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano