Democratas repudia prisão de opositor venezuelano e quer que Dilma convoque OEA
O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO), criticou a perseguição política na Venezuela que levou o oposicionista Leopoldo López a uma condenação de quase 14 anos de prisão, além da punição a mais três estudantes que participaram de protestos contra o governo.
Em conversa com o presidente do legenda, José Agripino (RN), ficou acordado que o partido vai ingressar com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal (STF) para determinar que a presidente Dilma convoque em caráter de urgência o Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) para discutir o caso.
"A presidente Dilma Rousseff e o governo brasileiro se calam mostrando total conivência e aval à prisão política de Leopoldo López. É uma ação violenta aos direitos humanos e torna a presidente da República parceira do ditador Maduro. Enquanto isso, a União Européia dá uma declaração contundente cobrando que a Venezuela reveja essas penas. Já ficou provado que os diplomatas e auditores independentes foram impedidos de acompanhar a fase final do julgamento", lembrou.
O Democratas quer que nações vizinhas e os organismos internacionais cobrem o cumprimento da cláusula democrática assinada no Protocolo de Ushuaia entre membros do Mercosul. "Vamos trabalhar para excluir a ditadura venezuelana do bloco", anunciou.
Provocação
Ronaldo Caiado acredita que a sentença proferida às vésperas de eleições legislativas no país é uma ação do ditador Nicolas Maduro para incitar o clima de instabilidade que justificaria um cancelamento do processo eleitoral.
"O fato do governo Maduro determinar ao judiciário a imputação de uma pena de quase 14 anos tem um único objetivo: criar uma clima de revolta da oposição e com isso tentar impedir as eleições do dia 6 de dezembro. Maduro sabe que será derrotado e por isso tenta criar situações de conflito, como vem fazendo com a Colômbia. É tudo jogo de cena para legitimar o seu golpe", acusou Caiado.
0 comentário
Autoridades do BCE mostram nervosismo com crescimento fraco e iminência de tarifas de Trump
Ibovespa avança na abertura com endosso de commodities e à espera de pacote fiscal
Dólar oscila pouco com mercado à espera de pacote fiscal do governo
IPCA-15 sobe mais do que o esperado em novembro sob peso de alimentos
Rússia atinge infraestrutura da Ucrânia no maior ataque de drones da guerra
Minério de ferro oscila com esperança de corte de juros na China e plano tarifário de Trump