Com batata mais barata, inflação pelo IGP-10 perde força em agosto
A inflação calculada pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) perdeu força em agosto. O indicador, da Fundação Getulio Vargas (FGV) passou de 0,75% em julho para 0,34 % este mês.
A batata apareceu entre as maiores influências para a queda do indicador tanto entre os preços no varejo quanto no atacado. No varejo, o item mostrou queda de 7,76%, enquanto no atacado a baixa foi ainda mais acentuada, de 25,44% – só perdendo, entre as maiores influências, para o recuo de 2,74% no preço dos bovinos.
No atacado, a taxa de inflação recuou de 0,7% para 0,23%, com desaceleração tanto na alta dos produtos agropecuários (de 0,89% para 0,16%) quanto dos industriais (de 0,63% para 0,26%).
Para os consumidores, o indicador passou de 0,69% em julho para 0,43% em agosto. Sete das oito classes de despesa tiveram queda em suas taxas de variação, com destaque para o grupo alimentação (de 0,89% para 0,61%).
Leia a notícia na íntegra no site G1.
0 comentário
Nasdaq e S&P fecham em alta conforme investidores aguardam resultados da Nvidia
Ibovespa tem estabilidade com mercado na expectativa por pacote fiscal
Dólar acompanha exterior e fecha em baixa ante o real
Brasil terá acordo com China para exportar miúdos de suínos e bovinos, além de frutas
Busca de Trump por novo secretário do Tesouro se amplia, afirmam fontes
Campos Neto cita temor fiscal e diz que expectativa de inflação elevada não reflete só posição de "malvados da Faria Lima"