Presidente do BC do Japão diz que inflação vai acelerar "consideravelmente"
BANGCOC (Reuters) - O presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda, afirmou nesta terça-feira esperar que a inflação no país acelere consideravelmente nos próximos meses devido a um mercado de trabalho apertado, e descartou a ideia de que são necessários mais estímulos.
Kuroda, em resposta a perguntas após discurso, também afirmou que a inflação ainda está a caminho de atingir a meta de inflação de 2 por cento do banco central em algum momento do primeiro semestre do ano fiscal 2016.
O otimismo de Kuroda contrasta com as crescentes preocupações com a possibilidade de a turbulência da economia global fazer o preço do petróleo voltar a cair, fazendo mais pressão sobre os preços aos consumidores no Japão.
"No momento, a taxa de inflação está próxima de zero," disse Kuroda. "A taxa de inflação deve começar a acelerar consideravelmente nos próximos meses."
O banco central do Japão espera alcançar a meta de inflação de 2 por cento em algum momento no primeiro semestre do próximo ano fiscal, parcialmente porque assume que os preços do petróleo vão se recuperar gradualmente após a venda generalizada do ano passado.
(Reportagem de Simon Webb)
0 comentário
Galípolo diz em carta que BC tem tomado providências para que inflação atinja a meta
Ibovespa fecha em queda com forte declínio de índices em NY
Dólar sobe quase 1% após dados de emprego nos EUA e termina semana acima de R$6,10
Taxas de juros longas sobem no Brasil após dados fortes do mercado de trabalho dos EUA
Governo brasileiro autoriza Bolt a importar energia da Venezuela; teste começa este mês
Ações europeias caem conforme salto de empregos nos EUA alimenta temores de inflação