Renan ameaça ir ao Supremo com lista de reclamações contra a Polícia Federal
Depois de liderar uma ofensiva no plenário do Senado contra "abusos" da Polícia Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL) vai procurar nos próximos dias o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, para apresentar uma lista de reclamações sobre a Operação Lava Jato.
"Eu vou procurar o ministro Lewandowski, vou fazer uma visita a ele, conversar um pouco sobre essa conjuntura. Acho que os Poderes, mais do que nunca, precisam estar voltados para as garantias individuais e coletivas", disse.
A primeira queixa é sobre o sigilo das delações premiadas que motivaram o Ministério Público a pedir a abertura de inquérito contra 13 senadores e 22 deputados e a devassa feita pela Polícia Federal nesta terça-feira nas casas dos senadores Fernando Collor (PTB-AL), Ciro Nogueira (PP-PI) e Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Para Renan, a depender da reação do Supremo, é possível que o Senado recorra formalmente à Corte com contstações sobre as investigações.
Depois de ser surpreendido com os mandados de busca e apreensão na Operação Politeia nesta terça, Renan reuniu aliados em uma reunião de emergência e costurou uma estratégia de contra-ataque ao que classifica como uma "intimidação" dos policiais contra os congressistas. O Senado acusa a PF de adotar medidas desnecessárias para constranger os parlamentares e até de não apresentar os mandados que justificassem a apreensão de documentos.
Leia a notícia na íntegra no site da Veja.
5 comentários
Argentina anuncia fim de impostos sobre produtos comprados no exterior
Argentina registra o décimo mês consecutivo de superávit primário em outubro
Montadoras de veículos elétricos e fabricantes de baterias pedem que Trump não acabe com incentivos
Dados sólidos dos EUA continuam a remodelar visões do Fed sobre ritmo e extensão de cortes de juros
Trump escolhe Steven Cheung como diretor de Comunicações da Casa Branca
Rússia restringe exportações de urânio enriquecido para os EUA
Telmo Heinen Formosa - GO
Sejamos sinceros, você acha justa a prerrogativa concedida pelo FHC, por ocasião da instituição do Ministério Público, que os Promotores pudessem ser CONDENADOS pelos seus erros?
Pensa bem, se os Procuradores [... de encrenca] não podem ser punidos pelos seu erros, a rigor eles podem "ERRAR" de propósito, ou não? Vi na TV sendo citado citando um trecho de mensagem do celular do Marcelo Odebrecht recriminando seu pai e um outro auxiliar por causa do arremate de uma vaca num leilão de gado por 2,2 M (dever ser 2,2 milhoes de R$) e os procuradores interpretaram que é um pagamento de 2,2 milhões para o Vaca(ri).... João Vacari Neto, Tesoureiro do PT!!! Se isto estiver correto, você acha justo os Procuradores não receberem punição nenhuma? Aposto que quando este fato atingir você e sua familia, rapidinho irá mudar de idéia...Concordo plenamente contigo, temos de, como sociedade, saber apurar e punir sem violar aquelas garantias primárias.
Esse pessoal acha que são DEUSES,o poder judiciário é a pior camada da sociedade,a maioria dos nossos problemas tem a origem neste setor!
A Democracia é sustentada pela independência dos três poderes, mas o direito da escolha da população se restringe ao legislativo e executivo. Alguém já votou para escolher o Juiz da sua cidade? Você tem o poder de decisão de escolher um promotor público, que irá defender seus interesses de cidadão? Quando esses agentes do Direito não estão exercendo satisfatoriamente a função, sua "toga" o protege!!
Caro Rensi...tenho colocado ao longo do tempo que juiz..promotor...etc deveriam ter a cada eleição o seu emprego validado pelo voto dos eleitores...as varas locais pelos municipios que as formam..as estaduais ídem ..e as federais também...ou seja tirariam dos governos estas prerrogativas ....sabe o que acontece hoje em muitos casos...o mesmo que acontece na Petrobras..decisões com cartas marcadas...
É UMA TAL... "DEMOCRACIA REPRESENTATIVA" !!! ... COMO ???..SE NINGUÉM ME REPRESENTA !!!
Abel Saul Pegoraro Terra Roxa - PR
A ratazana querendo salvar os ratos do paiol quando um gato entra para dentro... Que vergonha. Não sei o que é pior, o PT ou esse PMDB.
São todos iguais,PT PMDB PSDB etc...,jogam no mesmo campeonato!
A lei de GÉRSON impera nesse país onde não basta serem ricos. Querem o poder.
ERIC JULIANO DA FONSECA unai - MG
Uai........!! Sr. Renan, o senhor não vai ter a cara de pau, de fazer isso né??... Um homem da sua "estirpe", honesto, íntegro, não vai fazer um papelão desses. Fique sabendo seu (...) que a Polícia Federal, é igual a cobra cascavel, ela não dá bote errado, pode ficar tranquilo, que vai chegar a sua vez... Então, o senhor deixou a entender, que o ministro do STF, negocia com bandidos? Ah....!! isso é Brasil... E vamos em frente................!!
dejair minotti jaboticabal - SP
Corruptos contumazes querendo dar uma de honestos..., este Renan renunciou o mandato para não ser cassado, depois voltou pelos votos de pobres ignorantes. E o Collor até hoje não explicou a operação Uruguai... Eta!, brazilzão sem porteira...
Dejair, nunca houve uma esculhambação tão grande quanto esta, este cidadão, Renan Calheiros foi conversar com o ministro do STF, Levandowski numa tentativa de parar a policia federal, ou seja, o sujeito é investigado e quer usar o poder de um ministro do STF em seu favor para escapar de uma possivel punição de prováveis crimes cometidos? Nunca antes na história deste País.
Ah! Indagado por um repórter sobre isso, confirmou e ainda falou o seguinte... "cada um com seus interesses".
Deixe-o ir, mas não deixem voltar
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Renan Calheiros pode contar com o apoio de Reinaldo Azevedo contra as arbitrariedades da Lava Jato...