Ministro do Desenvolvimento estima superávit comercial de até US$8 bi este ano
BRASÍLIA (Reuters) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, disse nesta quinta-feira estar bastante confiante em um resultado positivo para a balança comercial brasileira este ano e estima superávit entre 5 bilhões e 8 bilhões de dólares este ano.
O ministro afirmou ainda que o Plano de Exportações, que será divulgado na próxima semana, trará "instrumentos mais robustos" para apoiar as vendas externas.
"Vamos ter instrumentos de financiamento, de seguro e de garantias fortalecidos", disse Monteiro a jornalistas ao chegar para um evento em Brasília.
A balança comercial brasileira acumula déficit de 2,3 bilhões de dólares de janeiro a maio, menos da metade do déficit de 4,86 bilhões de dólares no mesmo período do ano passado.
Economistas de instituições financeiras prevêem superávit comercial este ano de 3 bilhões de dólares e de 10,35 bilhões de dólares em 2016, segundo pesquisa Focus do Banco Central. Em 2014, o Brasil teve déficit comercial de quase 4 bilhões de dólares, o primeiro resultado negativo depois de 13 anos seguidos de superávit.
(Por Marcela Ayres)
0 comentário
Ajuste fiscal vai preservar crescimento da economia, emprego e renda, diz Pimenta
Vendas no varejo dos EUA têm leve alta em outubro
Economia do Reino Unido contrai em setembro
Economia do Japão desacelera no 3º tri com investimento baixo
Produção industrial da China em outubro cresce 5,3% e fica abaixo do esperado
Ibovespa termina no zero a zero em semana cheia de balanços e ainda sem anúncio fiscal