Álvaro Dias: "Depois de vários apelos feitos pelo senador, BNDES, enfim, será transparente"
O governo anunciou, nesta terça-feira (2/6), que o BNDES vai, enfim, se abrir para a transparência. O Banco começou a disponibilizar no seu site informações sobre empréstimos e operações. Uma das informações, por exemplo, é o custo para ampliação e modernização do Porto de Mariel, em Cuba. A quinta etapa da operação, no valor de U$ 229 milhões, tem juros de 5,06% ao ano e prazo de pagamento de 300 meses. Somente para Cuba, foram sete projetos contratados pelo BNDES no valor total de U$ 850 milhões. (Clique aqui para ter acesso às informações do BNDES)
Desde 2005, o senador Alvaro Dias (PSDB/PR) vem cobrando a abertura da caixa-preta do BNDES. Além dos apelos feitos na tribuna do plenário, o senador entrou com pedidos via Lei de Acesso à Informação e com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal para ter acesso aos empréstimos secretos do banco, especialmente para Cuba e Angola.
No último pronunciamento, feito no dia 25/5, Alvaro Dias disse que, a partir de resposta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio a um requerimento feito por ele, ficou evidenciado que o banco desrespeitou suas próprias normas ao conceder empréstimos com prazo de financiamento maior do que o estipulado em sua página oficial na internet. Segundo o senador, a resposta do Ministério às suas indagações, apesar de “pífia” e incompleta, indicava que, em operações com Cuba e Angola, o banco teria agido de forma irregular. Leia mais sobre as ações do senador Alvaro Dias em favor da transparência nas ações do BNDES.
6 comentários
STOXX 600 salta com ações de energia e tecnologia na liderança e com ajuda de balanços positivos
BB afirma que não há crise no agro e que trabalha para estabilizar inadimplência no segmento
Campos Neto vê dólar forte nos emergentes com eleição de Trump, mas Brasil menos afetado
Presidente do Fed de Richmond diz que salários e tarifas são razões para se ter cautela com inflação
Ibovespa avança com ajuda de Petrobras em meio a vários balanços
Proclamação da República: encher o tanque com gasolina no feriado custará cerca de R$ 330, afirma Edenred Ticket log
Guilherme Frederico Lamb Assis - SP
http://www.ronaldocaiado.com.br/a-verdadeira-caixa-preta-do-bndes-permanece-intacta-diz-caiado/
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
O nome do Procurador da Fazenda Nacional é Matheus Faria.
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Leiam aqui o que disse o advogado e Procurador da Fazenda Nacional sobre o BNDES: O ministro Armando Monteiro e o presidente do BNDES (instituição que deveria ser extinta) anunciaram o chamado "BNDES Transparente", com a abertura de documentos antes considerados restritos.
Supostamente vão abrir todos os dados que, aliás, jamais deveriam ter sido algum dia sigilosos. 1-querem moralizar o absurdo; 2-querem pressionar o PSDB, uma vez que há empréstimos da época em que este partido era governo. O povo comemora a transparência. Nada a se comemorar. A abertura será seletiva e os crimes ocultados. O problema do esperto é que ele pensa que tem um trouxa do outro lado.transparência seletiva... ou 50 tons de cinza, como foi dito na reportagem da TVeja
http://veja.abril.com.br/multimidia/video/bndes-transparencia-em-cinquenta-tons-de-cinza-escuro
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
http://www.ronaldocaiado.com.br/a-verdadeira-caixa-preta-do-bndes-permanece-intacta-diz-caiado/
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
A abertura de alguns dados de empréstimos do BNDES não isenta o banco de ser investigado por uma CPI aqui no Senado. A CPI é o único mecanismo capaz de abrir toda a caixa preta do BNDES, a exemplo dos dados do BNDESPAR, em que são negociadas ações de empresas que têm operações com o banco. Somente com a Comissão Parlamentar de Inquérito vamos conseguir resgatar a credibilidade da empresa que passou de banco de desenvolvimento a banco de financiamento de cartéis e projetos de poder em outros países alinhados ideologicamente ao PT. Vou cobrar o presidente do Senado, Renan Calheiros, a leitura do meu requerimento que cria a CPI para iniciarmos as investigações. O senador Gladson Cameli (PP-AC) retirou a assinatura, que foi substituída pela rubrica do senador Dalírio Beber (PSDB-SC). Continuamos com as 27 assinaturas necessárias. ?#?CPIdoBNDES?
O Caiado está perdendo tempo no assunto errado.
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Pifia é a atuação de Álvaro Dias. Quem tem feito um bom trabalho é Ronaldo Caiado, vejam aqui: Lula disse:
"Esses dias eu vi alguém querendo fazer uma CPI do BNDES, quem sabe isso flexibilizaria a dureza do BNDES em emprestar dinheiro". Caiado retrucou: "Eu quero fazer a CPI do BNDES. E não, Lula, não acho que o objetivo seja ?flexibilizar a dureza do BNDES em emprestar dinheiro?. O objetivo é descobrir como o banco foi usado de forma privilegiada pelos grandes doadores de sua campanha. Descobrir como o banco foi direcionado para desestabilizar setores produtivos ao eleger suas ?empresas campeãs? durante seu governo. Descobrir o esquema de financiamento internacional de grandes obras para que tiranetes ligados ao mesmo Foro de São Paulo do qual você é fundador se promovam às custas do povo brasileiro. Descobrir como funcionou o caixa dois com recursos do banco para que sua ?gerentona? fosse eleita. Enfim, a CPI do BNDES tem como objetivo abrir essa caixa preta que vocês guardam a sete chaves. Saber de uma vez por todas por que os delatores da Lava Jato disseram que o Petrolão é ?café pequeno? diante do que aconteceu nesse banco durante seu governo. É para isso, Lula, que esse ?alguém? quer fazer a CPI do BNDES."