Bovespa fecha em alta de 0,5% com ações de infraestrutura; Qualicorp salta 12%

Publicado em 01/06/2015 17:56

LOGO REUTERS (16408)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa fechou o primeiro pregão do mês no azul, com papéis ligados ao setor de infraestrutura entre os destaques positivos, assim como Qualicorp, após a empresa administradora de planos de saúde negar envolvimento de seu fundador em operação da Polícia Federal sobre lavagem de dinheiro.

O principal índice da bolsa paulista, o Ibovespa, subiu 0,51 por cento, a 53.031 pontos. O volume financeiro somou 5,3 bilhões de reais.

Wall Street teve uma sessão volátil, em meio a dados econômicos divergentes, mas o S&P 500 encerrou com acréscimo de 0,2 por cento, ajudando o fechamento positivo no Brasil.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial e do HSBC/Markit sobre o setor industrial da China também estiveram no radar, assim, como a possibilidade de o governo chinês ampliar programa de swap de dívida pública de governos locais.

A falta de consenso nas arrastadas negociações sobre a dívida grega também afetaram os negócios nesta segunda-feira, disse operador Alexandre Soares da Gradual Investimentos, deixando a Bovespa "de lado", assim como outros mercados, enquanto são aguardados novos desdobramentos.

DESTAQUES

=QUALICORP disparou 13,16 por cento, após despencar quase 20 por cento no pregão anterior, com a empresa negando envolvimento do presidente do Conselho de Administração e fundador, José Seripieri Filho, em operação da Polícia Federal de combate à lavagem de dinheiro.

=ELETROBRAS também foi destaque entre os ganhos, com as ações ordinárias saltando 6,2 por cento, em meio à recuperação técnica, após dois pregões de fortes quedas por ajustes a mudanças no índice MSCI Brasil. As ações da estatal vêm sendo influenciados por expectativas relacionadas a vendas de ativos da companhia.

=TRACTEBEL e CEMIG subiram cerca de 3 por cento, em dia de forte recuperação em ações de elétricas em geral, com o índice do setor avançando 1,94 por cento, com profissionais do mercado citando perspectivas menos pessimistas quanto a eventual racionamento de energia.

=RUMO ALL e ECORODOVIAS subiram 4,8 e 3,6 por cento, respectivamente. Estratégia de ações do BTG Pactual destacou potencial efeito positivo de novo pacote de investimentos em infraestrutura pelo governo, aguardado para este mês.

=PETROBRAS terminou com as preferenciais em alta de 0,32 por cento, após a estatal lançar bônus de 100 anos, com yield de 8,45 por cento, na primeira investida da companhia no mercado internacional de capitais desde o estouro da Operação Lava Jato. Também repercutiu notícia da Folha de S.Paulo do fim de semana de que a companhia pode colocar à venda parte dos campos de petróleo que possui no golfo do México.

=JBS fechou em alta de 4,17 por cento, recuperando-se da forte queda da sexta-feira e ajudando na abertura positiva de junho no pregão paulista. A Comissão de Concorrência Econômica Federal do México aprovou a aquisição sem restrições das operações mexicanas da Tyson Foods pela Pilgrim's Pride, uma subsidiária norte-americana da JBS, informou a companhia brasileira nesta segunda-feira.

=BM&FBovespa também reagiu após dois pregões de perdas, terminando com valorização de 3,38 por cento, mesmo após maio ter registrado queda do giro médio diário da bolsa frente a abril, a 7,2 bilhões de reais. Na comparação anual, contudo, houve melhora nos dados.

=SUZANO PAPEL E CELULOSE figurou na ponta negativa, com declínio de mais de 2 por cento, com a alta do dólar ante o real dando uma trégua e abrindo espaço para realização de lucros nos papéis, que acumulam em 2015 ganhos ao redor de 46 por cento.

=LOJAS RENNER caiu mais de 1 por cento, em sessão de perdas em vários papéis ligados a consumo, com pesquisa Focus do Banco Central mostrando aumento nas projeções para a taxa básica de juros no final deste ano para 14 por cento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário