FMI diz que fraqueza do real é positiva para economia brasileira
ACAPULCO, México (Reuters) - A recente desvalorização do real é um fenômeno "bem-vindo" para o Brasil, uma vez que o país precisa reativar suas exportações e o setor industrial, afirmou na quinta-feira o diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o hemisfério ocidental.
Alejandro Werner afirmou que a desavalorização do real pode ajudar a remediar a fraqueza da indústria brasileira nos últimos quatro anos e a reativar o setor exportador.
"O investimento no Brasil tem sido muito, muito baixo e tem contraído, então o movimento cambial é positivo, mas por outro lado nos momento em que acontece aumenta a incerteza", disse Werner à Reuters durante convenção anual de banqueiros mexicanos.
Na quinta-feira, o dólar bateu em 3,30 reais pela primeira vez em quase 12 anos, acompanhando a recuperação da moeda norte-americana no exterior após o recuo da sessão anterior e refletindo as renovadas preocupações com a crise local na base governista.[nL2N0WL22P]
Se o governo brasileiro não conseguir aprovar medidas para reduzir os gastos públicos e elevar os impostos, isso pode provocar um corte de rating e uma enorme fuga de investidores.
"A economia brasileira está em um período de ajuste muito complexo (...) é um fenômeno difícil que está se materializando nos mercados financeiros de maneira importante", completou Werner.
(Reportagem de Jean Luis Arce)
1 comentário
Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia
Wall Street opera sem direção comum em início da semana com feriado
Ibovespa recua com pacote fiscal ainda no radar antes de fechar para o Natal
Dólar sobe mais de 1% no início da sessão acompanhando exterior
Liones Severo Porto Alegre - RS
Por que não fizeram esse comentário antes, para prevenir a desastrosa gestão econômica do Brasil nos últimos 4 anos ?
Liones o FMI adora o Brasil como todo banco , banco gosta de emprestar dinheiro para quem paga juros por que o FMI iria alertar o governo a fim de evitar novos emprestimos, o Brasil deverá retomar emprestimos ao FMI se não tomar providencias mais profundas a curto prazo.