Número de manifestantes chega a 1 milhão na Avenida Paulista em ato contra governo Dilma
A Avenida Paulista foi interditada para o trânsito desde o começo da tarde deste do domingo (15) por causa de protesto contra o governo convocado por grupos nas redes sociais. De acordo com a PM, pouco depois das 15h cerca de 580 mil pessoas ocupavam a Avenida Paulista.
Os atos foram convocados por grupos que se organizaram na capital paulista e que convocaram o movimento também em outros estados e no Distrito Federal.
Na cidade de São Paulo, a PM também informou que 30 caminhões transitavam lentamente pela Marginal Pinheiros. O protesto dos caminhoneiros é acompanhado pelos policiais militares.
Ainda segundo a PM, na Grande São Paulo e no ABC também houve manifestações. Cerca de 1 mil pessoas protestavam na Praça Getúlio Vargas, em Guarulhos, por volta das 12h. Em São Caetano do Sul, também segundo a PM, 300 pessoas caminhavam pela Avenida Goiás no mesmo horário. Já em Osasco, ao meio-dia, 40 pessoas protestavam em frente á prefeitura de Osasco.
Leia a notícia na íntegra no site do G1.
Brasil tem povo nas ruas neste domingo e protestos vão tomando proporções
Neste domingo (15), acontece em pelo menos 20 estados, no Distrito Federal e em alguns países do exterior manifestações contra o Governo Federal. Em alguns pontos, os manifestantes pedem o impeachment da presidente Dilma Rousseff, além de protestarem contra a corrupção, principalmente na Petrobras. Os protestos, que seguem de forma pacífica, já tomaram as capitais e mais cidades por todo o país. Por hora, ainda não há tumulto ou qualquer sinalização de uma manifestação violenta.
As manifestações parecem preocupar o Palácio do Planalto já que vem tomando corpo, aumentando o número de adesões e, com isso, acontece na tarde de hoje, uma reunião de Dilma com seus ministros mais próximos, o chamado "núcleo duro" sobre os movimentos que acontecem em todo o Brasil neste 15 de março. Dilma carrega a mais baixa aprovação desde o ex-presidente Fernando Collor, que sofreu impeachment em 1992, denunciado pelo envolvimento em diversos esquemas de corrupção.
Verdade é que o povo brasileiro já não engole mais a atual - e extremamente frágil - situação do governo brasileiro, se uniu e foi às ruas clamar por mudanças. Entre as palavras de ordem, as expressões "Fora Dilma" e "Fora PT" são constantes e a manifestação, é claro, preocupa o governo. "Essa manifestação é fruto de uma junção de fatores. A corrupção na Petrobras com volumes altíssimos de recursos, a economia que não está crescendo e o desempenho do próprio governo. Isso é uma falta de paciência das pessoas que estão indo para as ruas", diz a jornalista Cristina Lôbo na cobertura ao vivo do canal Globo News.
Veja a repercussão dos protestos nos principais meios de comunicação do país:
No Jornal O Globo: Atos anti-Dilma estão previstos em 20 estados, Distrito Federal e no exterior
Em meio à crise que a presidente Dilma Rousseff enfrenta neste segundo mandato — com uma sequência de derrotas impostas pelo Legislativo, base aliada descontente, escândalo de corrupção na Petrobras e problemas na economia —, manifestações contra o governo estão marcadas para hoje em, pelo menos, 20 estados e no Distrito Federal. Há convocações feitas pelas redes sociais para protestos também na Austrália, Estados Unidos, Bolívia e Inglaterra.
Nas ruas, brasileiros divididos entre os que querem o impeachment da presidente, a renúncia de Dilma e do vice, Michel Temer (PMDB), e os que estão descontentes com o rumo do país, os desvios de verbas públicas e até o reajuste da tarifa de energia elétrica.
Leia a notícia na íntegra no site do jornal O Globo.
Na Folha de S. Paulo: Protestos antigoverno reúnem milhares no Rio, Brasília e Recife
Vários grupos protestam contra o governo Dilma neste domingo (15) -65 cidades têm atos marcados. Em São Paulo, a concentração está programada para as 14h na avenida Paulista. Manifestantes já estão nas ruas em locais como Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Salvador e Brasília. Até o momento, os protestos estão pacíficos.
Acompanhe, em tempo real, os protestos pelo site da Folha de S. Paulo.
Na Veja: Grupos protestam contra Dilma em 200 cidades
Mais de 200 cidades brasileiras serão palco neste domingo de protestos contra o governo federal e a presidente Dilma Rousseff. Os organizadores esperam reunir cerca de 100.000 pessoas nas principais passeatas, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Não existe, porém, uma estimativa oficial das secretarias de Segurança Pública. Também haverá manifestações contra Dilma no exterior, em frente a embaixadas brasileiras e em pontos turísticos na América do Sul, Europa e Estados Unidos.
A organização dos protestos se divide sobretudo entre três grupos: Vem Pra Rua, Movimento Brasil Livre e Revoltados Online. Os organizadores convocam os manifestantes pela internet e pelo aplicativo de celular Whatsapp. O MBL e o Revoltados Online defendem o impeachment imediato da presidente - o segundo, apoia ainda a intervenção militar. Integrantes de partidos da oposição, como DEM, Solidariedade, PPS e PSDB também prometem aderir ao protesto.
Leia a notícia na íntegra no site da Veja.
1 comentário
Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia
Wall Street opera sem direção comum em início da semana com feriado
Ibovespa recua com pacote fiscal ainda no radar antes de fechar para o Natal
Dólar sobe mais de 1% no início da sessão acompanhando exterior
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR
Como sou um bom escrevinhador e, vivo parafraseando autores, estou em puro êxtase, pois vou parafrasear um ícone "MALFEITOR" (João Pedro Stédile). Estou colocando (ele) entre parênteses para não ter perigo de (ele) escapar e "roubar" o texto, a proximidade deste ser é um perigo eminente!
DILMA CRIA VERGONHA NA CARA E VEM PRÁ RUA ESCUTAR O POVO! Estando extasiado, vou aproveitar e mandar um recado para (ele): (STÉDILE) CRIA VERGONHA NA CARA E VÁ PARA CUBA !!!