IGP-M acelera alta a 0,74% na 1ª prévia de março por avanço no atacado
SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou a alta a 0,74 por cento na primeira prévia de março, após variação positiva de 0,09 por cento no mesmo período de fevereiro, diante da retomada do avanço dos preços no atacado.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta terça-feira que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) --que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral-- teve avanço de 0,79 por cento na primeira prévia de março, após queda de 0,34 por cento no mês anterior.
Uma das principais influências positivas do IPA foi exercida pela soja em grão, que teve alta de 4,56 por cento na primeira prévia de março, após queda de 7,99 por cento no mesmo período do mês anterior.
Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no IGP-M, subiu 0,88 por cento na primeira prévia deste mês, contra 0,97 por cento no mesmo período de fevereiro.
A FGV informou ainda que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,20 por cento na primeira prévia de março, após alta de 0,67 por cento na primeira prévia de fevereiro.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA