Dólar sobe mais de 2% e encosta em R$3,13, em dia de mau humor generalizado
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou com alta de mais de 2 por cento nesta segunda-feira, avançando pela sexta sessão seguida, diante de preocupações com a oposição à presidente Dilma Rousseff e o escândalo em torno da Petrobras, que podem gerar ainda mais obstáculos para o ajuste fiscal promovido pela equipe econômica.
A moeda norte-americana subiu 2,39 por cento, a 3,1297 reais na venda, após marcar na sessão anterior a maior alta semanal desde a crise financeira de 2008. O nível de fechamento desta sessão foi o maior desde 22 de junho de 2004, quando a divisa ficou em 3,133 reais.
Na máxima do dia, atingiu 3,1331 reais, maior cotação intradia desde junho de 2004. Nos últimos seis pregões, o dólar acumulou alta de 7,02 por cento.
Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 877 milhões de dólares nesta sessão.
"Não tem nenhum vendedor (de dólares) no mercado. Quem vir motivos pontuais para explicar essa alta está chutando, a verdade é que há um pânico generalizado", disse o operador de um importante banco nacional.
No domingo, durante a transmissão pela TV de discurso em que defendeu que o ajuste econômico atualmente em curso no Brasil vai durar o tempo que for necessário, Dilma foi vaiada em diversas cidades, enquanto pedia união e paciência.
As manifestações "deixam evidente o forte nível de desaprovação pelo qual a atual gestão vem passando", escreveu em nota a clientes o operador da corretora Correparti Ricardo Gomes da Silva Filho.
Ele lembrou ainda a divulgação da lista de investigação de dezenas de parlamentares devido ao caso de corrupção da Petrobras, "potencializando ainda mais a falta de credibilidade de nossas lideranças".
À tarde, a agência de classificação de risco Moody's disse que a investigação de corrupção na Petrobras vai afetar de forma negativa partes dos setores público e privado brasileiro.
As medidas de reequilíbrio das contas públicas vinham servindo como um alento para investidores em meio à perspectiva de contração econômica e inflação de mais de 7 por cento neste ano.
Nas últimas semanas, contudo, as dificuldades que o governo tem enfrentado para implementar essas ações mudaram o cenário, levando investidores a evitar ativos brasileiros e impulsionando o dólar aos maiores níveis em mais de dez anos. O movimento também reforçou a incerteza sobre o futuro das intervenções diárias do Banco Central no câmbio, marcadas para durar pelo menos até o fim de março.
Nesta manhã, a autoridade monetária vendeu a oferta total de até 2 mil swaps pelas rações diárias, todos com vencimento em 1º de dezembro de 2015 e equivalentes a 98,3 milhões de dólares. Também foram ofertados contratos para 1º de março de 2016, mas nenhum foi vendido.
O BC também vendeu a oferta total no leilão de rolagem dos swaps que vencem em 1º de abril. Até agora, foram rolados cerca de 22 por cento do lote total, que corresponde a 9,964 bilhões de dólares.
(Por Bruno Federowski)
1 comentário
Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia
Wall Street opera sem direção comum em início da semana com feriado
Ibovespa recua com pacote fiscal ainda no radar antes de fechar para o Natal
Dólar sobe mais de 1% no início da sessão acompanhando exterior
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Petrobrás virando vapor, e o real nem sentiu ainda o ataque especulativo que está se armando. Mas não pensem, amigos, que fico feliz com isso..., pelo contrário, fiquei triste hoje, imaginando meu Brasil quebrado de maneira irremediável. Se acontecer, sem dúvida irei culpar certa elite - os capitalistas de estado -, que deslumbrada com o projeto petista, ajudou a sustentar a irresponsabilidade do falso governo dos pobres, sem dizer uma palavra até o fim.
Sr. Rodrigo, sua citação: "Petrobrás virando vapor", na minha terra usamos o termo: "Petrobrás virando pó de braquiária", para dizer que não sobrou nada, ou melhor, vai sobrar a desgraça para o povo, que esses desgraçados do PT "produziram"; enfim é só isso que eles têm a capacidade de fazer, pois o único órgão que funciona em seus corpos é o órgão excretor: "SÓ FAZEM MER*@" !!!