MP cria força-tarefa para analisar envolvimento de políticos com Lava Jato
Reportagem de Eduardo Simões
SÃO PAULO (Reuters) - A Procuradoria-Geral da República criou uma força-tarefa para analisar o envolvimento de políticos com as irregularidades investigadas pela operação Lava Jato, da Polícia Federal, que apura um suposto esquema de corrupção na Petrobras.
Segundo nota da PGR, a força-tarefa será composta por oito integrantes do Ministério Público e atuará somente na parte do processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), justamente aquela que inclui políticos com mandato e que, portanto, possuem prerrogativa de foro, ou seja, só podem ser processados pelo Supremo.
O grupo trabalhará em cooperação com a força-tarefa do Ministério Público Federal do Paraná, que tem atuado no caso e já obteve a aceitação de denúncias pela Justiça contra 39 acusados de envolvimento no suposto esquema, entre eles dois ex-diretores da Petrobras --Paulo Roberto Costa, que dirigiu a diretoria de Abastecimento; e Nestor Cerveró, da área internacional-- e executivos ligados a empreiteiras.
O doleiro Alberto Youssef também tornou-se réu acusado de envolvimento no suposto esquema.
Youssef e Costa firmaram acordos de delação premiada com a Justiça, nos quais se comprometem a colaborar com as investigações em troca de redução de pena. Ambos disseram em depoimentos à Justiça Federal do Paraná que o esquema servia para desviar recursos a políticos e a partidos, como PP, PT e PMDB.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, só apresentará denúncias contra políticos acusados de envolvimento nas irregularidades ao STF a partir de fevereiro, quando acaba o recesso do Judiciário.
0 comentário
Ibovespa cai pressionado por Vale enquanto mercado aguarda pacote fiscal
Agricultores bloqueiam acesso ao porto de Bordeaux para elevar pressão sobre governo francês
Dólar tem leve alta na abertura em meio à escalada de tensões entre Ucrânia e Rússia
China anuncia medidas para impulsionar comércio em meio a preocupações com tarifas de Trump
Expectativa é de que redação do pacote fiscal seja finalizada nesta semana, diz Rui Costa
Presidente do Fed de Richmond diz que EUA estão mais vulneráveis a choques de inflação, informa FT