Consumo de carga de energia elétrica no Brasil sobe 3,7% em 2014
SÃO PAULO (Reuters) - O consumo de carga de energia elétrica no Brasil subiu 3,7 por cento em 2014 sobre o ano anterior, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta segunda-feira.
Em dezembro, a alta foi de 2,1 por cento ante mesmo mês de 2013no Sistema Interligado Nacional (SIN). Nessa comparação, o consumo no Sudeste-Centro Oeste cresceu 2 por cento e caiu 1,2 por cento ante novembro, influenciado pelo modesto desempenho da indústria no Sudeste, cuja participação na carga industrial no sistema nacional é de cerca de 60 por cento.
"Além disso, vários ramos industriais concederam férias coletivas neste fim de ano, a fim de reequilibrar os estoques, que se encontram elevados em vários setores da indústria, ainda que mais perceptíveis na cadeia automobilística", afirmou o ONS.
Já no Nordeste, onde houve alta de 4,5 por cento no consumo de carga de energia em dezembro na comparação anual, houve expansão generalizada da demanda nos segmentos residencial e comercial, e da carga industrial.
No Sul, a carga cresceu 2,5 por cento em dezembro e no Norte caiu 3,1 por cento, ambos na comparação anual. O Norte concentra grandes consumidores industriais de energia e tem tido redução da demanda de consumidores livres do setor de metalurgia.
(Por Anna Flávia Rochas)
0 comentário
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado