Aprosoja Brasil endossa críticas da FPA à interferência do Supremo na tramitação do Marco Temporal no Senado
A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e suas associadas estaduais endossam o posicionamento externado pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) em defesa do direito de propriedade garantido no artigo 5º da Constituição Federal.
Na última semana os deputados e senadores da FPA divulgaram nota criticando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no RE 1017365/SC, que alterou o entendimento sobre o dispositivo constitucional que estabelece de forma clara o marco temporal para demarcações de terras indígenas.
A decisão do Supremo mais uma vez viola a harmonia entre os Poderes na medida em que interfere na tramitação do Projeto de Lei 2.903/2023 no Congresso Nacional e contamina o debate sobre o marco temporal, que foi instituído na Constituição de 1988.
A Aprosoja Brasil entende que a atuação dos ministros da Suprema Corte relativiza o conceito de propriedade privada e coloca insegurança jurídica para milhões de brasileiros de boa-fé, sejam eles proprietários de terras ou trabalhadores que dependem dos empregos e investimentos gerados pela produção agropecuária.
Neste sentido, cabe ao STF, enquanto guardião da Carta Constitucional, zelar pela garantia de uso das áreas produtivas pelos seus proprietários, na qual seu uso é condicionado ao bem-estar coletivo para a produção de alimentos em quantidade e qualidade para a população brasileira.
Aprosoja Brasil
1 comentário

FPA pede reforço de R$ 1 bi em recursos para subvenção ao prêmio do seguro rural

FPA pede reforço de pelo menos R$ 1 bi em recursos para subvenção ao prêmio do seguro rural

Projeto anula decreto que desapropriou fazenda no Espírito Santo

Reciprocidade: bancada debate projeto para proteger produtos brasileiros

Alceu Moreira defende securitização: "Se o produtor não for reabilitado para o crédito, não terá próxima safra"

Agricultores colocam planos e investimentos em espera sob congelamento de gastos do USDA de Trump
Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC
Já pensou se estas decisões começam a criar desordem no campo? Tem até potencial para desestruturar toda a cadeia produtiva do complexo agropecuário/agroindustrial. Será que alguém pensou no desemprego que isso pode ocasionar?