Eduardo Riedel manterá projetos que agregam valor à produção de soja no MS
Eduardo Riedel (PSDB), tomou posse como governador do Estado de Mato Grosso do Sul, neste domingo (1), na Capital. A cerimônia aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e foi seguida pela posse dos 14 secretários que formam o atual governo.
Durante a cerimônia, o ex governador Reinaldo Azambuja, ressaltou sobre os avanços do agronegócio local e no avanço do desenvolvimento do Estado, principalmente com as pautas ligadas aos sistemas integrados e a produção sustentável.
“Já somos a maior área do país em integração lavoura, pecuária e floresta. Nossa produção hoje bate recordes seguidos, sem aumento expressivo da área cultivada e alta recuperação de grandes extensões de terras degradadas, o que gerou um salto exponencial da nossa produtividade”, pontuou.
Como novidade o novo governo alterou o nome da Semagro, que agora passa a se chamar Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e seguirá dirigida por Jaime Verruck. Economista, mestre em Economia Rural pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade Complutense de Madrid) e possui cursos de formação executiva em Estratégias e Inovação pelo INSEAD/França e pela Universidade da Pensilvânia/EUA (Wharton), e pelo Programa CEO FGV.
Entre os projetos previstos para a pasta, inclui-se o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio - SIGA MS, administrado pelo Governo de MS, em parceria com a Aprosoja/MS e pelo Sistema Famasul.
“Temos uma série de projetos já de sequestro de carbono em solo pra que a gente agregue valor também a soja, e pra isso nós precisamos de muita tecnologia, muita parceria, é fundamental que instituições como a Aprosoja/MS estejam juntas com o Governo pra definir quais as políticas mais adequadas, porque o que nós queremos é melhorar a produtividade e ter sustentabilidade, melhorar mercado e que isso represente renda ao produtor, pra que ele possa voltar a reinvestir. Então, dentro dessa lógica que nós vamos atuar”, enfatiza Verruck.
Já o governador eleito, Eduardo Riedel destacou a importância de uma gestão moderna e transversal. Do secretariado estar unido e empenhado em torno dos mesmos interesses e na ascensão de resultados.
“Somos um time, vamos trabalhar em equipe, centrados na execução inovadora das grandes tarefas e resultados. Vamos trabalhar exaustivamente para estar à altura dos nossos sonhos coletivos. Agradeço o apoio, a intensa solidariedade que venho recebendo”, enfatizou o governador.
O presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, pontuou sobre a importância da continuidade do projeto de governo e principalmente as políticas públicas para agricultura, com ações que influenciam diretamente na rotina da entidade.
“É fundamental que o governo continue a olhar sobre o setor com empenho e cuidado, principalmente em projetos importantes para o Estado focados em sustentabilidade (ESG) e integração Lavoura-Pecuária-Floresta, a palavra sempre é somar e temos certeza que este governo está alinhado com nossas necessidades”, finaliza Dobashi.
0 comentário
PL das Startups avança na Câmara com incentivos para tecnologia agrícola
Projeto de lei que fortalece a Reforma Agrária é aprovado com apoio da FPA
Diálogos sobre Bioinsumos - Um debate sobre o PL 658/2021 e a Produção Sustentável de Alimentos
Deputado Luiz Ovando propõe Dia Nacional do Sorgo, destacando benefícios para a saúde e agronegócio
Aprovada inclusão da agricultura familiar em fundo garantidor; texto vai a sanção
Câmara aprova projeto que autoriza produtor de cana-de-açúcar a participar de ganhos dos créditos de carbono