Prazo para refinanciar caminhões é prorrogado
Por meio da medida provisória (MP) 707, publicada no Diário Oficial dia 31 de dezembro, o governo federal prorrogou até 30 de junho de 2016 o refinanciamento de caminhões previstos na lei federal 13.126. A lei beneficia os caminhoneiros autônomos e as empresas de transporte rodoviário de carga que faturam até R$ 2,4 milhões por ano e que adquiriram veículos até 31 de dezembro de 2014 com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Os bancos são autorizados a suspenderem o pagamento de 12 parcelas, que são transferidas para o fim do contrato com a taxa de juros original. Assim, os transportadores ganham um ano de fôlego para enfrentarem a crise econômica.
O problema é que, como não são obrigados, apenas autorizados, os bancos privados não estão fazendo o refinanciamento. Somente o Banco do Brasil e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) oferecem o benefício aos caminhoneiros, desde que não tenham nenhuma parcela em atraso.
Para conseguir o refinanciamento, muitos caminhoneiros estão entrando com ações na Justiça.
Leia a notícia na íntegra no site da Revista Carga Pesada.
1 comentário
Inflação usada para cálculo de reajuste de salário é de 4,77%
Seguridade especial para cooperados do campo é sancionada
Ibovespa fecha em alta com avanço de pacote fiscal, mas sem euforia
A força da FPA em 2024: atuação da bancada garante conquistas históricas para o agro no Congresso Nacional
Comissão aprova proposta que incentiva recuperação de solos e pastagens sem desmatamento
Senado aprova projeto que susta o Programa Terra da Gente
ERIC JULIANO DA FONSECA unai - MG
E o coitado do motorista, que carrega a economia e as riquezas do País nas costas, vai faturar como? se as despesas estão igualando com o seu faturamento. Para o motorista autônomo, o óleo diesel custa hoje 60% ou mais, do seu negócio.
Se não tiver urgente, uma correção justa e real do frete, o caminhão no Brasil, vai ser obrigado a parar. E vamos sofrendo..........!!