Prazo para refinanciar caminhões é prorrogado
Por meio da medida provisória (MP) 707, publicada no Diário Oficial dia 31 de dezembro, o governo federal prorrogou até 30 de junho de 2016 o refinanciamento de caminhões previstos na lei federal 13.126. A lei beneficia os caminhoneiros autônomos e as empresas de transporte rodoviário de carga que faturam até R$ 2,4 milhões por ano e que adquiriram veículos até 31 de dezembro de 2014 com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Os bancos são autorizados a suspenderem o pagamento de 12 parcelas, que são transferidas para o fim do contrato com a taxa de juros original. Assim, os transportadores ganham um ano de fôlego para enfrentarem a crise econômica.
O problema é que, como não são obrigados, apenas autorizados, os bancos privados não estão fazendo o refinanciamento. Somente o Banco do Brasil e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) oferecem o benefício aos caminhoneiros, desde que não tenham nenhuma parcela em atraso.
Para conseguir o refinanciamento, muitos caminhoneiros estão entrando com ações na Justiça.
Leia a notícia na íntegra no site da Revista Carga Pesada.
1 comentário
Comissão de Finanças aprova acesso de cooperativas aos fundos de desenvolvimento regional
CRA aprova avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária
Morosidade na análise de moléculas leva Comissão de Agricultura a cobrar posicionamento do Mapa
Mudança na tributação do arrendamento rural avança na Câmara
Sob relatoria de Lupion, CAPADR aprova novo marco para renegociação de dívidas rurais
Trump anuncia pacote de US$12 bilhões para agricultores atingidos pela guerra comercial
ERIC JULIANO DA FONSECA unai - MG
E o coitado do motorista, que carrega a economia e as riquezas do País nas costas, vai faturar como? se as despesas estão igualando com o seu faturamento. Para o motorista autônomo, o óleo diesel custa hoje 60% ou mais, do seu negócio.
Se não tiver urgente, uma correção justa e real do frete, o caminhão no Brasil, vai ser obrigado a parar. E vamos sofrendo..........!!