Importações de petróleo ficam de fora de novas tarifas de Trump

Publicado em 02/04/2025 19:32 e atualizado em 03/04/2025 06:22

Logotipo Reuters

 

WASHINGTON (Reuters) - As importações de petróleo, gás e combustíveis ficaram de fora das novas e abrangentes tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou a Casa Branca nesta quarta-feira.

A isenção será um alívio para o setor petrolífero dos EUA, que havia expressado preocupação de que as novas tarifas pudessem interromper os fluxos e aumentar os custos pelo país, do petróleo canadense que atende refinarias do Meio-Oeste às cargas europeias de gasolina e diesel para a Costa Leste.

Trump anunciou nesta quarta-feira que irá impor uma tarifa básica de 10% sobre todas as importações dos Estados Unidos e taxas mais altas sobre dezenas dos maiores parceiros comerciais do país, aprofundando uma guerra comercial que ele iniciou em seu retorno à Casa Branca.

As proteções comerciais, no entanto, não se aplicam às importações de energia do Canadá ou do México -- que já estão isentas sob os termos do acordo de livre comércio entre Estados Unidos, México e Canadá -- nem se aplicam às importações de energia de qualquer outro país, disse uma autoridade da Casa Branca.

O Canadá e o México são os dois maiores fornecedores de petróleo para os Estados Unidos, enquanto a Europa é uma fonte significativa de combustível importado para a Costa Leste dos EUA, que tem uma escassez de refinarias.

(Reportagem de Jarrett Renshaw)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário