Petróleo sobe cerca de 4% com conflito crescente no Oriente Médio
Por Arunima Kumar
(Reuters) - Os preços do petróleo subiam nesta quinta-feira devido à preocupação dos investidores de que um conflito crescente no Oriente Médio poderia interromper o fluxo de petróleo da região, embora uma perspectiva mais forte de oferta global tenha mantido a alta contida.
Os futuros do petróleo Brent subiam 2,96 dólares, ou 4,01%, a 76,86 dólares o barril por volta de 11h40 (horário de Brasília). Os futuros do petróleo West Texas Intermediate dos Estados Unidos subiam 3,12 dólares, ou 4,45%, a 73,22 dólares.
Os temores do mercado estão aumentando sobre a possibilidade de Israel ter como alvo a infraestrutura de petróleo iraniana, levantando a ameaça de retaliação do Irã.
Há preocupações de que tal escalada possa levar o Irã a bloquear o Estreito de Ormuz ou atacar a infraestrutura saudita, como fez em 2019, disse o analista da Panmure Gordon, Ashley Kelty.
O estreito é um importante ponto de estrangulamento logístico por onde passa um quinto do fornecimento diário de petróleo.
Israel bombardeou Beirute na manhã desta quinta-feira, matando pelo menos seis pessoas, depois que suas forças sofreram o dia mais mortal na frente libanesa em um ano de confrontos com o Hezbollah apoiado pelo Irã.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que o Irã pagaria por seu ataque com mísseis contra Israel na terça-feira, enquanto Teerã disse que qualquer retaliação seria recebida com "vasta destruição", aumentando os temores de uma guerra mais ampla.
(Reportagem de Arunima Kumar em Bengaluru, Gabrielle Ng em Cingapura e Georgina McCartney em Houston)
0 comentário
Petróleo fecha estável enquanto mercados avaliam expectativas de corte da taxa do Fed
Após três meses de estabilidade, gasolina apresenta alta influenciada pelo aumento do dólar, aponta Edenred Ticket Log
Exportações de petróleo da Arábia Saudita atingem alta de quatro meses em outubro
Petróleo cai 1% para mínima de uma semana com dados econômicos fracos da China e da Alemanha
Australiana Karoon Energy reduz perspectiva de produção de petróleo em projeto no Brasil
Petróleo cai com gastos chineses fracos e antes de decisão do Fed sobre taxa de juros dos EUA