Produção de refinarias de petróleo da China em julho cai ao nível mais baixo desde outubro de 2022

Publicado em 15/08/2024 08:51

Logotipo Reuters

Por Chen Aizhu

CINGAPURA (Reuters) - A produção das refinarias de petróleo da China em julho caiu 6,1% em relação ao ano anterior, mostraram dados oficiais nesta quinta-feira, marcando a quarta queda mensal, já que as margens de processamento reduzidas e a fraca demanda por combustível desencorajaram a produção.

As refinarias processaram 59,06 milhões de toneladas de petróleo bruto em julho, mostraram dados do Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês), o equivalente a 13,91 milhões de barris por dia (bpd), o menor desde outubro de 2022.

A taxa de julho caiu frente aos 14,19 milhões de bpd em junho e aos 14,87 milhões de bpd em julho de 2023.

A produção dos primeiros sete meses do ano foi de 419,15 milhões de toneladas, ou 14,37 milhões de bpd, uma queda de 1,2% em relação ao período correspondente do ano passado, mostraram os dados.

Esse é o segundo mês consecutivo em que os dados mostram que os volumes acumulados no ano caíram em relação ao período do ano anterior desde o final de 2022, de acordo com os registros da Reuters.

A demanda por gasolina permaneceu moderada, apesar de um aumento nas viagens durante as férias escolares de verão, que se estendem por julho e agosto, já que os consumidores escolheram viajar para o exterior ou optaram pelo trem de alta velocidade para viagens de longa distância em vez de dirigir.

A consultoria chinesa JLC estimou que o consumo aparente de combustível para motores em julho aumentou 3,3% em relação a junho, uma taxa de crescimento significativamente mais lenta do que no ano anterior.

Uma maior penetração de veículos elétricos no maior mercado automotivo do mundo também continuou a reduzir o uso de gasolina. Metade de todos os veículos vendidos na China em julho eram novos veículos elétricos ou híbridos plug-in.

Os dados do NBS também mostraram que a produção de petróleo bruto da China em julho aumentou 3,4% em relação ao ano anterior, para 17,9 milhões de toneladas, ou cerca de 4,22 milhões de bpd. No acumulado do ano, a produção de petróleo bruto aumentou 2,1% em relação ao ano anterior, para 124,96 milhões de toneladas, ou 4,28 milhões de bpd.

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas nacionais aumentaram a produção de campos offshore e de reservatórios onshore mais profundos para compensar o declínio das reservas em campos maduros, como Daqing e Shengli, a fim de aumentar a segurança do fornecimento.

(Reportagem de Chen Aizhu)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário