Gasolina e etanol sobem nos postos do Brasil na 2ª semana de fevereiro, mostra ValeCard
RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os preços médios de gasolina e etanol avançaram nos postos no Brasil na segunda semana de fevereiro ante a anterior, ainda como reflexo da alta de impostos estaduais no início do mês para o combustível fóssil, enquanto o diesel apresentou recuo, apontou uma nesta sexta-feira pesquisa da ValeCard, empresa especializada em soluções de mobilidade.
O valor médio da gasolina nos postos subiu 0,26% entre os dias 9 e 15 de fevereiro, ante a semana anterior (2 e 8 de fevereiro), a 5,954 reais por litro. Já o etanol hidratado, seu concorrente direto nas bombas, subiu 0,51%, a 3,678 reais por litro.
Atualmente, segundo a ValeCard, o etanol está mais competitivo que a gasolina em 21 unidades federativas: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Brendon Rodrigues, Head de Inovação e Portfólio da ValeCard, afirmou em nota que o resultado dos preços dos combustíveis na última semana ainda é reflexo do ajuste no valor do ICMS, imposto estadual que incide sobre gasolina e diesel.
Entretanto, pontuou que o cenário tende a oscilar de acordo com a dinâmica natural do setor, como a cotação do petróleo no mercado internacional.
"Alguns fatores podem influenciar os preços dos combustíveis nos próximos dias, como a demanda interna, o comportamento do mercado internacional e as políticas públicas relacionadas ao setor. No entanto, a expectativa é de que os preços se mantenham relativamente estáveis", explica.
O preço médio do diesel S-10, o mais consumido no Brasil, registrou um recuo de 0,25% no mesmo período, a 6,206 reais por litro.
(Por Marta Nogueira)
0 comentário
Petróleo sobe 1% para máxima de 2 semanas com intensificação da guerra na Ucrânia
Petrobras manterá foco em petróleo em 2050, mas com maior fatia em renováveis, diz CEO
Petróleo sobe 2% com avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia
Petrobras propõe investimentos de US$111 bi em plano 2025-29, com alta de 9%
Preços do petróleo sobem com paralisação do campo Sverdrup e escalada da guerra na Ucrânia
Etanol e gasolina sobem, enquanto diesel mostra queda, aponta levantamento Veloe