ANP confirma oferta de 5 blocos para leilão do pré-sal em 13 dezembro
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Brasil ofertará cinco blocos exploratórios de petróleo e gás natural no pré-sal em leilão sob regime de partilha de produção marcado para 13 de dezembro, informou nesta quarta-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Serão oferecidos os blocos Cruzeiro do Sul, Esmeralda, Jade e Tupinambá, na Bacia de Santos, e Turmalina, na Bacia de Campos, conforme publicação no Diário Oficial da União nesta quarta-feira.
Esses cinco blocos receberam declaração de interesse de empresas inscritas no 2º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da Produção (OPP), até 6 de outubro, prazo estabelecido no cronograma.
Dos blocos apresentados anteriormente pela autarquia, apenas o Ágata não despertou interesse de petroleiras e foi excluído da programação.
Até o momento, foram qualificadas seis empresas para participar do leilão: Petronas, BP, Chevron, QatarEnergy, Shell e TotalEnergies. Nesse leilão sob modelo de partilha, a qualificação é realizada antes da sessão pública e somente as empresas qualificadas poderão apresentar ofertas.
O certame foi marcado a partir do modelo de concorrência de Oferta Permanente, cujo cronograma é definido depois que empresas manifestam interesse em áreas que estão em constante oferta pela autarquia.
(Por Marta Nogueira)
0 comentário
Petróleo sobe 1% para máxima de 2 semanas com intensificação da guerra na Ucrânia
Petrobras manterá foco em petróleo em 2050, mas com maior fatia em renováveis, diz CEO
Petróleo sobe 2% com avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia
Petrobras propõe investimentos de US$111 bi em plano 2025-29, com alta de 9%
Preços do petróleo sobem com paralisação do campo Sverdrup e escalada da guerra na Ucrânia
Etanol e gasolina sobem, enquanto diesel mostra queda, aponta levantamento Veloe