Preço da gasolina fica estável no Brasil, etanol cai e diesel sobe, aponta ValeCard

Publicado em 11/09/2023 18:17

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O preço da gasolina no Brasil ficou praticamente estável na semana de 4 a 10 de setembro, a 6,015 reais por litro em média nos postos, pressionado por uma maior concorrência do etanol hidratado, que registrou nova queda semanal e vem ampliando a competitividade ante o combustível fóssil, segundo pesquisa da ValeCard divulgada nesta segunda-feira.

"A relativa estabilidade dos preços da gasolina na semana passada se deve à concorrência do etanol, que se mostra mais vantajoso em diversas regiões do país", disse Brendon Rodrigues, Head de inovação e portfólio na ValeCard, empresa especializada em soluções de mobilidade que calcula os preços com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados no Brasil.

O preço do etanol hidratado apresentou uma queda de 1,19% no mesmo período, com valor médio de 3,751 reais por litro.

"Após registrar uma variação positiva de 0,18% na semana anterior, o etanol voltou a cair no varejo, um sinal de acomodação de preços em um cenário de crescimento da produção agrícola", afirmou Rodrigues, citando uma grande safra de cana e de milho, matérias-primas do biocombustível.

O preço do diesel nos postos de combustíveis apresentou um aumento de 0,65% no período, para 6,360 reais por litro em média.

"Após registrar uma variação positiva de 10% em agosto, o preço do diesel deverá seguir em alta em setembro, pois ainda há espaço para novos repasses para o consumidor do reajuste promovido pela Petrobras em 15 de agosto, quando o litro do combustível para as distribuidoras aumentou em 25,08%", disse o especialista da ValeCard.

Além disso, ele lembrou que a cotação do petróleo no mercado internacional está crescente e configura outro fator de pressão nos preços do diesel, o que pode motivar novos reajustes da petroleira.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário