Preços da gasolina nos EUA caem abaixo de US$4 pela primeira vez desde março
Por Laura Sanicola
(Reuters) - O preço médio da gasolina no varejo dos Estados Unidos caiu abaixo de 4 dólares por galão nesta quinta-feira pela primeira vez em meses, dando algum alívio aos motoristas do maior consumidor mundial do combustível.
O preço médio nacional da gasolina sem chumbo caiu para 3,990 o galão nesta quinta-feira, segundo a American Automobile Association.
Os preços da gasolina atingiram o recorde de 5,02 dólares em junho, reduzindo o consumo do combustível em julho a um nível mais baixo do que o visto durante a pandemia no mesmo mês de 2020.
A última queda de preços pode ajudar o governo do presidente Joe Biden e os democratas no Congresso durante as eleições de meio de mandato de novembro. A Casa Branca tomou várias medidas para conter os preços do petróleo após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Biden disse na quarta-feira que a inflação estava mostrando sinais de moderação, embora as pessoas "ainda estivessem sofrendo".
A certa altura, o petróleo, principal impulsionador dos preços da gasolina, chegou a 139 dólares o barril, e estava em torno de 98 dólares nesta quinta-feira.
"Quando você olha para os preços da gasolina abaixo da marca de 4 dólares na média nacional, esperamos que qualquer impacto da destruição da demanda tenha sido transitório e potencialmente esteja no espelho retrovisor", disse Matt Smith, analista de petróleo para as Américas da Kpler.
Os consumidores entrevistados nos últimos dias, no entanto, disseram que, embora estivessem satisfeitos com a queda dos preços, ainda estavam sendo cautelosos em termos de compras.
"Eles estão caindo, mas não o suficiente", disse Kevin Williams, um funcionário do Serviço Postal dos EUA que estava enchendo seu tanque em Atlanta na quarta-feira. "Mesmo com os preços baixos, ainda está me custando 50 a 60 dólares para abastecer. Costumava ser 30 dólares."
Os contratos futuros de gasolina caíram 27% em relação às máximas de junho, enquanto o declínio no varejo é de pouco mais de 20%. Alguns Estados tiveram mais alívio, como Ohio, onde os preços caíram 27% em relação ao pico.
Os preços da gasolina tendem a atingir o pico no verão e caem à medida que a temporada de férias diminui.
(Reportagem de Laura Sanicola em Washington, Rich McKay em Atlanta e Akriti Sharma em Bangalore; Edição por David Gaffen, Dave Gregorio e Lisa Shumaker)
0 comentário

Ameaça de Trump de taxar petróleo russo não assusta comerciantes, que suspeitam de blefe

Produção de petróleo dos EUA cai para mínima de 11 meses em janeiro, mostra AIE

Petróleo sobe por riscos relacionados com oferta e guerra comercial

Petrobras registra paralisações de funcionários, sem impacto na produção

Petróleo sobe 1% com redução de estoques dos EUA e temores com oferta venezuelana

Principais traders veem mercado de petróleo bem abastecido e preços baixos neste ano