Opep+ busca resolver excesso de oferta de mais de 2 mi barris/dia, diz documento

Publicado em 20/08/2020 10:54

LOGO REUTERS

Alguns membros da Opep+, que reúne países produtores de petróleo da Opep e aliados, precisarão fazer um corte adicional de oferta de 2,31 milhões de barris por dia (bpd) para compensar a recente produção acima de suas metas, mostrou um relatório interno do grupo visto pela Reuters.

O excedente registrado em maio e julho deverá ser compensado em agosto e setembro, de acordo com o relatório.

A Opep+, que inclui membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros países incluindo a Rússia, concordou com cortes conjuntos de oferta em um nível recorde de 9,7 milhões de bpd em maio, antes de reduzir os cortes para 7,7 milhões de bpd a partir deste mês.

O relatório visto pela Reuters não detalha como os cortes adicionais seriam distribuídos em agosto e setembro. Mas se o número de 2,31 milhões de bpd for adotado e dividido igualmente ao longo dos dois meses, isso levaria os cortes da Opep+ para cerca de 8,85 milhões de bpd.

O documento mostra que a Opep+ espera que a demanda por petróleo em 2020 caia em 9,1 milhões de bpd, ou 100 mil bpd a mais que na projeção anterior. Haveria uma recuperação em 2021, com alta de 7 milhões de bpd.

Mas a Opep+ também vê um cenário alternativo no qual uma segunda onda mais forte e prolongada de infecções pelo coronavírus atingiria Europa, Estados Unidos, Índia e China no segundo semestre.

Nesse cenário, a demanda cairia em 11,2 milhões de bpd em 2020, levando os estoques comerciais de países da OCDE no quarto trimestre para nível 233 milhões de barris acima da média de 5 anos, segundo o relatório.

Os estoques permaneceriam 250 milhões de barris acima da média de cinco anos em 2021.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário