Contrato de milho com liquidação financeira bate recorde de volume negociado em janeiro na BM&FBOVESPA

Publicado em 03/02/2010 15:08
O contrato de milho com liquidação financeira da BM&FBOVESPA registrou recorde de volume negociado de futuros e opções no mês de janeiro, com 50.886 contratos negociados, 5% de crescimento em relação ao mês anterior, quando foram negociados 48.440 contratos. O volume financeiro dos contratos futuros e de opções atingiu R$335,890 milhões. Com essa marca, o milho com liquidação financeira já é o segundo contrato agropecuário mais negociado na Bolsa, atrás apenas do contrato de boi gordo, que negociou no mês de janeiro 70.873 contratos.

Houve recorde também de posições em aberto do milho com liquidação financeira, que em janeiro passou a marca dos 40 mil pela primeira vez desde seu lançamento, totalizando 41.543 contratos futuros e de opções, um crescimento de 18,3% em relação a dezembro de 2009.  As opções de milho financeiro negociaram 6.786 contratos com um volume financeiro total de R$6,8 milhões, sendo o segundo maior volume para o mercado de milho.

O contrato futuro de milho com liquidação financeira foi criado pela BM&FBOVESPA em setembro de 2008 com o objetivo de aumentar a liquidez e atrair novos participantes para o mercado. Foi criado também o instrumento de negociação das bases. Com esse instrumento, o produtor tem a possibilidade de fixar o preço na sua região, negociando o contrato de milho Campinas e a diferença de preço entre sua região e Campinas (contrato de base). A BM&FBOVESPA pretende trilhar para o milho o mesmo caminho de sucesso do contrato de boi, a commodity agrícola mais negociada.

O contrato futuro com liquidação financeira pode ser comercializado por qualquer agente financeiro e os agentes ligados à cadeia do milho: produtor, processador, quem consome milho para ração, alimento e para aqueles que vão exportar. As bases de preço do contrato autorizadas à negociação são Triângulo Mineiro (MG), Rio Verde (GO), Cascavel (PR) e Paranaguá (PR). Somente nas bases há a possibilidade de liquidação por entrega física.

Cada contrato negocia 450 sacas de 60 quilos líquidos, correspondentes a 27 toneladas métricas de milho em grão a granel e eles são negociados exclusivamente pelo GTS (Global Trading System), o sistema eletrônico de negociação da Bolsa. O futuro e o futuro de base são negócios das 9h00 às 15h30, com after-hours das 16h15 às 18h00.

Clique aqui para ver o relatório mensal agropecuário de janeiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
BM&FBovespa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário