Imea indica início pontual do plantio do milho no Mato Grosso
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho no estado. O levantamento destaca que os trabalhos de plantio da segunda safra de milho foram iniciados no estado, ainda que de maneira embrionária.
"Durante a semana o Imea observou as primeiras frentes de semeadura de milho safra 2024/25 na região médio-norte. Entretanto, os avanços dos trabalhos a campo em Mato Grosso ainda não tomaram ritmo", destaca o Imea.
Outra cultura com plantio avançando lenatamente é o algodão, que apesar de mais avançando, segue em ritmo lento em virtude dos altos volumes de chuvas registrados em grande parte das regiões mato-grossenses.
Diante disso, a semeadura da área estimada para o algodão da safra 2024/25, atingiu 19,34% até a última sexta-feira (17), com avanço semanal de 5,14 pontos percentuais.
"Cabe ressaltar que esse percentual está 14,48 p.p. atrás do que foi registrado na média dos últimos cinco anos", aponta o Instituto.

Colheita também segue lenta
Enquanto isso, os trabalhos de colheita da safra de soja 2024/25 também seguem avançando de maneira lenta, atingindo 1,41% das áreas previstas até a sexta-feira, avançando apenas 0,71 p.p. no comparativo semanal.
"O ritmo lento neste início está atrelado ao atraso na semeadura e ao tempo nublado e chuvoso em boa parte do estado, o que prolongou o ciclo e dificultou a retirada da soja. A alta umidade tem sido um ponto de alerta para os produtores, visto que, em algumas localidades, já há relatos pontuais de grãos avariados", afirmam os técnicos do Imea.
Entre as regiões, destaca-se a Médio-Norte, que está mais adiantada, com 2,15% das áreas projetadas concluídas.

0 comentário

Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA

Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho

Preços futuros do milho trabalham com baixas nesta 6ª feira em Chicago

Milho opera com volatilidade na manhã desta 6ª feira em Chicago

Uma olhada nas exportações de grãos dos EUA no próximo ano em cinco gráficos fáceis

Milho fecha em baixa na B3 pressionado pela safrinha e novas projeções da Conab