Colheita do milho verão avança para 2,3% no Brasil, indica Conab
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2024/25.
Na primeira safra do ciclo 2024/25, os trabalhos de plantio avançaram dos 83,1% da semana anterior para 87,1% até o último dia 12 de janeiro.
Este patamar fica em linha com os 87,1% registrados no mesmo período da safra passada 23/24. Os estados que já encerraram a semeadura de verão são Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina (100%), seguidos por Rio Grande do Sul (94%), Bahia (83%), Piauí (60%) e Maranhão (40%).
Ao mesmo tempo, a colheita dessas áreas já está avançando, com 2,3% das lavouras colhidas, subindo dos 1,1% da última semana, mas atrás dos 6,8% registrados no mesmo período de 2024.
“No Rio Grande do Sul a colheita avança com boas produtividades sendo alcançadas. Entretanto, as produtividades poderão diminuir com o avanço das operações devido à estiagem ocorrida a partir de novembro. No Paraná, o tempo seco favorece a maturação, porém prejudica o desenvolvimento do restante das áreas”, aponta a publicação.
Os técnicos da Conab indicaram ainda que 4,3% das áreas plantadas ainda estão em fase de emergência, 35,7% avançaram para desenvolvimento vegetativo, 15,5% estão em floração, 24,9% em enchimento de grãos e 17,3% já avançaram para maturação.
0 comentário

Milho: Mercado futuro opera em campo misto nesta 5ª feira em Chicago

Radar Investimentos: colheita da segunda safra prevista para ganhar ritmo só a partir da segunda quinzena de junho

Milho acompanha clima nos EUA e altas na soja para fechar no campo misto em Chicago

Consumo de milho para etanol no Brasil pode mais que dobrar em breve, diz Abramilho

Apesar de perspectiva baixista para estoque global de milho em 2025/26, fator não deve afetar preços

Milho se ajusta na B3 e volta a subir nesta 4ª, apesar de pressão da safrinha