Avança colheita de milho para silagem e os resultados são adequados
A colheita de milho para silagem avançou e os resultados de colheita são considerados adequados. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (02/01), estima-se que 14% da área cultivada foi colhida e 17% estão próximos ao ponto ideal de corte, que corresponde ao estágio de grão farináceo-duro e os colmos verdes, em que o teor de matéria seca da planta inteira varia entre 30% e 35%.
Nesse estágio, os grãos apresentam elevada concentração de amido, e as fibras vegetativas preservam sua digestibilidade, garantindo o equilíbrio necessário para maximizar o valor nutricional, o rendimento por hectare e a qualidade da silagem conservada. Para a Safra 2024/2025 no Estado, a Emater/RS-Ascar projeta o cultivo de 357.311 hectares, e a produtividade média é de 39.457 kg/ha.
MILHO
A semeadura do milho avançou apenas em pequenas extensões, mantendo a proporção de 95% da área projetada para a safra. O progresso ocorreu em partes da Campanha, tradicionalmente destinadas ao cultivo tardio. Nas demais regiões, o plantio não foi executado devido à redução da umidade no solo ou à ocupação das áreas destinadas para cultivo em segunda safra. Para a Safra 2024/2025, a Emater/RS-Ascar estima o cultivo de 748.511 hectares, e a produtividade média de 7.116 kg/ha.
O cultivo apresenta desempenho satisfatório, superior à Safra 2023/2024. Contudo, há variação no desempenho entre as lavouras, influenciada pelo regime de precipitações: em algumas áreas, o desenvolvimento está excelente, e em outras houve perdas consideráveis devido ao déficit hídrico ocorrido em novembro, durante o estágio de fecundação e formação de grãos. Embora a restrição hídrica não tenha comprometido a cultura, houve redução no potencial produtivo inicialmente estimado. A recente sequência de temperaturas elevadas, os ventos e a baixa umidade relativa do ar têm levado as plantas à excessiva perda de água, o que pode resultar na antecipação da colheita.
A colheita evoluiu pouco, mais concentrada no Noroeste do Estado, alcançando 3% da área cultivada. A produtividade média alcançada, até o momento, é de aproximadamente 7.800 kg/ha, considerando tanto as lavouras de sequeiro quanto as irrigadas, que apresentam ótimo desenvolvimento.
SOJA
Na última semana, a semeadura da soja avançou apenas 1%, alcançando 97% da área projetada para o cultivo. O ritmo lento de progresso foi atribuído à redução da umidade no solo e à necessidade de aguardar a colheita de áreas ocupadas por outras culturas, destinadas ao plantio em sucessão. A área de cultivo projetada pela Emater/RS-Ascar está estimada em 6.811.344 hectares, e a produtividade média em 3.179 kg/ha.
As condições gerais das lavouras são consideradas adequadas. A sanidade das lavouras está, de modo geral, muito satisfatória. Nas regiões monitoradas pelo Programa de Ferrugem Asiática (Phakopsora pachyrhizi) da Soja no RS, os níveis de risco para a doença variam entre baixo e médio. O manejo preventivo da ferrugem tem priorizado produtos de maior valor agregado e potencial de proteção.
FEIJÃO 1ª SAFRA
As lavouras semeadas no início do período recomendado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) estão em colheita. Estima-se que 15% da área tenha sido colhida, e 18% estão maduros. A produtividade apresenta variações significativas, dependendo do sistema de cultivo adotado, sendo irrigado ou de sequeiro. Até o momento, os rendimentos alcançados estão em torno de 1.700 kg/ha.
Para a Safra 2024/2025 no Estado, a Emater/RS-Ascar estima o cultivo de 28.896 hectares, e a produtividade média projetada é de 1.864 kg/ha.
0 comentário

Radar Investimentos: colheita da segunda safra prevista para ganhar ritmo só a partir da segunda quinzena de junho

Milho acompanha clima nos EUA e altas na soja para fechar no campo misto em Chicago

Consumo de milho para etanol no Brasil pode mais que dobrar em breve, diz Abramilho

Apesar de perspectiva baixista para estoque global de milho em 2025/26, fator não deve afetar preços

Milho se ajusta na B3 e volta a subir nesta 4ª, apesar de pressão da safrinha

Milho, por Radar Investimentos: 62% da área prevista já havia sido semeada até domingo nos EUA