Colheita do milho avança para 74,2% no Brasil e segue 34,9 pontos a frente da safra passada
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2023/24 e da segunda safra de 2024 no Brasil.
A segunda safra de milho segue sendo colhida, subindo dos 61,1% da semana passada para 74,2% do total cultivado no país, este índice é maior do que os 39,3% do mesmo período de 2023.
Os estados que já iniciaram as atividades são Mato Grosso (94,1%), Tocantins (75%), Paraná (66%), Mato Grosso do Sul (55%), Goiás (50%), Piauí e São Paulo (45%), Minas Gerais (38%) e Maranhão (36%).
Enquanto isso, as lavouras que seguem em desenvolvimento, se dividem entre 1,1% ainda em enchimento de grãos e 24,6% já em maturação.
Detalhando o desenvolvimento em cada estado, os técnicos da Conab apontam que a colheita mantém ritmo acelerado e restando apenas os talhões marginais no Mato Grosso, com a produtividade se mantendo próximos as estimativas iniciais.
A colheita avança dentro da normalidade em Goiás, ultrapassando a metade da área semeada. “Os grãos continuam apresentando boa qualidade, mas com peso específico abaixo de outras safras”, destaca o boletim.
No Paraná, a colheita também avança, mas com amplitude nas produtividades médias, principalmente no Noroeste, devido à irregularidade climática durante o ciclo.
Chuvas ocorridas nesta semana paralisaram a colheita no Centro-Sul do Mato Grosso do Sul.
Ao mesmo tempo, a colheita da primeira safra 23/24 também segue avançando no Brasil, saindo dos 95% da semana passada e indo para 96,8% do total previsto, percentual menor do que os 97,1% do mesmo período da safra passada.
Os estados mais avançados na colheita são Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina (100%), Rio Grande do Sul (99%), Bahia (97,7%), Piauí (90%) e Maranhão (72%).
0 comentário

Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA

Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho

Preços futuros do milho trabalham com baixas nesta 6ª feira em Chicago

Milho opera com volatilidade na manhã desta 6ª feira em Chicago

Uma olhada nas exportações de grãos dos EUA no próximo ano em cinco gráficos fáceis

Milho fecha em baixa na B3 pressionado pela safrinha e novas projeções da Conab